Você está visualizando atualmente Moradores de Cuiabá testemunham eclipse lunar parcial
Moradores de Cuiabá foram surpreendidos por um espetáculo celestial ao observar o céu da Capital com eclipse lunar parcial - Foto: Marcello Casal Jr/AgênciaBrasil

Moradores de Cuiabá testemunham eclipse lunar parcial

Moradores de Cuiabá foram surpreendidos por um espetáculo celestial ao observar o céu da Capital com eclipse lunar parcial

Aqueles que permaneceram acordados até por volta das 23h em Cuiabá, tiveram a oportunidade de assistir a um eclipse lunar parcial, no qual parte da Lua ficou encoberta pela sombra da Terra.

Sendo assim, os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente iluminaria o satélite natural. No caso do eclipse lunar parcial, a sombra da Terra encobre apenas uma parte da Lua, criando a impressão de que ela foi “mordida”.

Para os entusiastas de eventos astronômicos, vale lembrar que o próximo fenômeno em sequência será o eclipse solar. Ou seja, previsto para ocorrer no dia 2 de outubro.

Eclipse Solar Anular

Em 2 de outubro de 2024, um eclipse solar anular será visível no sul da América do Sul, assim como no Oceano Pacífico. Você pode escolher os melhores locais para testemunhar esse evento e entender o que o torna especial. Você pode encontrar os horários do eclipse para sua localização exata nos aplicativos Eclipse Guide, além do Sky Tonight.

Qual é o horário ?

O eclipse solar começará em 2 de outubro às 15:42 GMT. A fase de anularidade começará às 16:50 GMT e atingirá seu máximo às 18:45 GMT. O “anel de fogo” durará até 7,5 minutos, dependendo da localização do observador. Portanto, para descobrir quando o eclipse será visível na sua área, use os aplicativos Eclipse Guide ou Sky Tonight

Onde posso ver ?

O espetacular “anel de fogo” será observável apenas dentro do caminho da anularidade, que passa pelo sul do Chile, sul da Argentina e partes do Oceano Pacífico. Os espectadores fora do caminho da anularidade poderão ver um eclipse solar.

Melhores locais (com horários de visualização) para o eclipse do “anel de fogo” de 2024

Provavelmente, o local mais incrível para testemunhar, é o Rapa Nui, também conhecida como Ilha de Páscoa. É uma ilha vulcânica no território do Chile, famosa por suas numerosas estátuas monumentais chamadas moai. Também é uma das ilhas habitadas mais remotas do mundo! Mas, além de Rapa Nui, há outros destinos espetaculares também.

Confira lista dos melhores lugares para ver o eclipse do “anel de fogo” de 2024

– Parque Nacional Perito Moreno, Argentina: 17:21, 6 min, 17 seg, mag 0.960, 85.71%;
– Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Chile: 14:04, 5 min, 48 seg, mag 0.945, 87.07%;
– Cochrane, Chile: 17:21, 5 min, 40 seg, mag 0.948, 85.74%;
– Puerto San Julian, Argentina: 17:24, 5 min, 12 seg, mag 0.943, 85.55%;
– Puerto Deseado, Argentina: 17:27, 3 min, 22 seg, mag 0.931, 85.51%.

Caçadores de eclipses experientes também observam eclipses do “anel de fogo” da borda do caminho da anularidade para ver as contas de Bailey. Isto é, pontos brilhantes de luz ao redor da silhueta lunar. Assim, aqui estão alguns locais onde você pode testemunhar esse fenômeno por um período prolongado:

– Santa Julia, Chile: 17:24;
– Chile Chico, Chile: 17:24.