Você está visualizando atualmente Colin Powell primeiro secretário afro-americano dos EUA morre aos 84 anos
Para muito americanos, Colin Powell foi o símbolo da Guerra do Golfo de 1991 contra o Iraque

Colin Powell primeiro secretário afro-americano dos EUA morre aos 84 anos

Powell foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo do presidente George H.W. Bush

O general Colin Powell , primeiro secretário de Estado afro-americano dos Estados Unidos, morreu (18), aos 84 anos, vítima de complicações da covid-19.

Como general quatro estrelas do Exército, chefiou o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo do presidente George H.W. Bush durante a Guerra do Golfo de 1991, quando as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do vizinho Kuwait.

Powell era um republicano moderado e pragmático, assim como um diplomata. Atuou como secretário de Estado do presidente George W. Bush, no período de 2001 a 2005.

Até a eleição de Barack Obama à Presidência, em 2008, Powell e Condoleezza Rice (que sucedeu a ele como secretária de Estado) foram os afro-americanos de mais alto escalão na história do poder Executivo federal. Além disso, Powell também serviu como Conselheiro de Segurança Nacional de 1987 a 1989 e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de 1989 a 1993.

Colin Powell – Guerra do Golfo

Para muitos americanos, ele foi o rosto da Guerra do Golfo de 1991 contra o Iraque. Sua popularidade disparou logo após a guerra relâmpago que expulsou as forças de Saddam Hussein do Kuwait.

Nesse meio tempo, seu nome se popularizou e quase chegou a disputar a presidência dos Estados Unidos. Depois de passar à reserva do Exército, em 1993, Powell se dedicou, no entanto, a trabalhar pelos jovens desfavorecidos como presidente da America’s Promise, uma organização de apoio à juventude.

Assim também, Powell contornou as perguntas sobre a intenção de ocupar um cargo público, até que o republicano George W. Bush convidou-o para comandar o Departamento de Estado, como 65º secretário de Estado da história do país. “Espero que sirva de inspiração para os jovens afro-americanos”, declarou Powell, ao aceitar o cargo no fim de 2000. “Não há limites para vocês”, revelou.

“Ele estava totalmente vacinado. Queremos agradecer à equipe médica do Walter Reed National Medical Center pelo tratamento cuidadoso. Perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano”, de acordo com publicação da família em sua página no Facebook.