No momento, você está visualizando MPMT conquista dois prêmios no Troféu Boas Práticas 2025 do CNMP
O MPMT foi destaque durante a solenidade de entrega do Troféu Boas Práticas 2025, realizada em Brasília pelo CNMP

MPMT conquista dois prêmios no Troféu Boas Práticas 2025 do CNMP

A premiação contemplou 34 iniciativas inovadoras, desenvolvidas por dez unidades do Ministério Público

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) foi destaque durante a solenidade de entrega do Troféu Boas Práticas 2025, realizada em Brasília pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento marcou o encerramento do encontro nacional da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), que reuniu representantes de todo o país para compartilhar experiências e fortalecer a atuação integrada do Ministério Público brasileiro. A premiação contemplou 34 iniciativas inovadoras, desenvolvidas por dez unidades do Ministério Público. Ou seja, nas áreas de controle externo da atividade policial, segurança pública e sistema prisional.

O MPMT foi representado pelo promotor de Justiça Rubens Alves de Paula. Entre as iniciativas premiadas, duas são do Ministério Público de Mato Grosso. Isto é, Espaço Caliandra, integrado ao Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, coordenado pela promotora de Justiça Claire Vogel Dutra e o projeto Janus, desenvolvido pela equipe de tecnologia do (CSI) representado pela servidora Maria Aparecida de Andrade Del Llano, do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

O Banco de Boas Práticas fomenta o intercâmbio de experiências entre as unidades do Ministério Público brasileiro. Dessa forma, promove uma atuação nacional colaborativa e eficiente, além de otimizar recursos econômicos e humanos.

Sistema Janus

Versão atualizada do Portal de Apoio à Investigação (PAI), desenvolvido para apoiar pesquisas e investigações no âmbito do CSI. A plataforma, portanto, consolida dados de diversas entidades públicas por meio da integração de informações e cooperações técnicas. Assim, oferece maior agilidade e precisão às atividades investigativas.

Espaço Caliandra

Promove atendimento às mulheres em situação de violência (vítimas diretas e indiretas de violência doméstica, familiar e de gênero). Além de seus familiares e pessoas economicamente dependentes, no Núcleo das Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.