No momento, você está visualizando MT pode se tornar o 1° Estado a erradicar o analfabetismo no país
Maria Slemenson afirmou que MT está no caminho para se tornar o primeiro estado a erradicar o analfabetismo no Brasil

MT pode se tornar o 1° Estado a erradicar o analfabetismo no país

Analfabetismo: 72% das crianças no Estado de MT terminaram o ano letivo de 2023 como leitoras

Superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, Maria Slemenson, afirmou que MT está no caminho para se tornar o primeiro Estado a erradicar o analfabetismo no Brasil. Em 2023, 72% das crianças mato-grossenses terminaram o ano como leitoras – um aumento de 40 pontos percentuais em relação a 2021.

Slemenson se reuniu no Palácio Paiaguás, com o governador Mauro Mendes e outros 12 parceiros estratégicos para discutir os marcos alcançados em 2023 e os principais desafios educacionais para os próximos anos.

Os indicadores utilizados são baseados em informações públicas e apontaram entre a porcentagem de crianças leitoras, em 2023, 49% iniciantes e 23% já são fluentes.

De acordo com a superintendente, necessário definir duas políticas públicas prioritárias para que Mato Grosso atinja o pioneirismo na alfabetização até 2026.

A primeira é a criação de uma secretaria executiva dentro da Secretaria de Educação (Seduc), focada integralmente em ações de alfabetização. Enquanto que a segunda é criar um decreto que regulamenta o repasse de uma porcentagem do ICMS para os municípios que estejam alcançando bons resultados de alfabetização.

Mauro Mendes se comprometeu a colocar em prática as políticas apresentadas

O governador Mauro Mendes se comprometeu a colocar em prática as políticas apresentadas. O representante do GEMTE, Guilherme Luiz Alves, reforçou a importância de fortalecer ações educacionais que permaneçam como políticas de Estado. “Quanto mais entidades estiverem unidas e quanto mais ações pensadas para se tornarem políticas definitivas criadas, melhor será para a educação como um todo”, enfatizou.

Além do Instituto Natura, também estiveram presentes na reunião de articulação educacional os representantes do Instituto Gesto, Centro Lemann, Fundação Lemann. Bem como o Instituto de Corresponsabilidade Pela Educação (ICE), Instituto Sonho Grande, Profissão Docente, Itaú – Educação e Trabalho, Fundação Telefônica Vivo, MegaEdu e Instituto Unibanco. O deputado Estadual Max Russi, o secretário de Educação Alan Porto e a equipe técnica da Seduc também acompanharam a reunião.