No momento, você está visualizando MT exporta mais de 1,1 milhão de toneladas de algodão
Conforme a projeção, a área plantada de toneladas de algodão com a cultura para a safra de 2022/23 será a mesma da última temporada

MT exporta mais de 1,1 milhão de toneladas de algodão

Conforme a projeção, a área plantada de toneladas de algodão com a cultura para a safra de 2022/23 será a mesma da última temporada

Entre janeiro e novembro deste ano, Mato Grosso exportou mais de 1,1 milhão de toneladas de algodão, sendo a China o principal destino, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea). Conforme a projeção, a área plantada com a cultura para a safra de 2022/23 será a mesma da última temporada.

Ao todo, são 133 algodoeiras ativas no estado, segundo a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Uma delas está em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, e o gerente da propriedade, Gilmar Delibares, mostra como funciona o processo de produção desse cultivo.

De acordo com ele, a algodoeira conta com 70 hectares de área para armazenar e beneficiar o algodão que recebe do produtor. O local ainda tem um espaço destinado ao armazenamento da pluma.

Conforme ainda informou, o algodão pode permanecer no pátio por cerca de 60 dias, desde que o espaço seja bem compactado, organizado e próprio para o armazenamento.

O processo de conferência e pesagem começa assim que o caminhão chega na algodoeira. Ou seja, ali vão etiquetar os fardos de algodão para determinar onde ficarão no pátio.

Assim que armazenado, ele vai para o beneficiamento. Na primeira máquina dentro da indústria, o algodão será desmanchado para ficar pronto para ser feito o processamento. Ele passa pelo secador apenas quando é necessário.

Depois do cultivo envia-se para a máquina de pré-limpeza, onde se retira a sujeira fina e grossa. Em seguida, ele vai para o descaroçador para a fibra ser separada do algodão. Por fim, depois de mais duas passadas na máquina de limpeza, a pluma será prensada, embalada, amarrada e etiquetada.