Ação do MT Hemocentro tem como objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer em dias da semana
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas neste sábado (9), das 7h30 às 12h. A iniciativa busca atender aos doadores que por algum motivo não conseguem comparecer durante os dias úteis.
A coordenadora e técnica do MT Hemocentro, Susana Sandim, explicou que a iniciativa busca reforçar o estoque do banco de sangue.
Para doar sangue é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar 50 kg ou mais, esteja em bom estado de saúde, e tenha feito uma refeição equilibrada. Portanto, a faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Entretanto, pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações. Enquanto que as mulheres, três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
Coletados até 450 ml de sangue por sessão, recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento, o voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem). Ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do Estado, as unidades não abrirão neste sábado, mas durante a semana as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.