No momento, você está visualizando MT PARA O MUNDO: carne bovina conquista paladares globais
A China é o principal destino da carne bovina de MT, responsável pela compra de 284 mil toneladas no ano de 2024 - Foto: Imac-MT

MT PARA O MUNDO: carne bovina conquista paladares globais

A China é o principal destino da carne bovina de MT, responsável pela compra de 284 mil toneladas em 2024

O boi mato-grossense está brilhando lá fora! Com quase 630 mil toneladas exportadas e uma receita que já ultrapassa os 2 bilhões de dólares, a carne bovina do estado de MT está fazendo história. Seja na mesa de um chinês ou nos Emirados Árabes, a qualidade da carne de Mato Grosso está conquistando 80 países e movimentando a economia local. Saiba mais!

China lidera as importações

A China é o principal destino da carne bovina de MT, responsável pela compra de 284 mil toneladas em 2024, quase metade do total exportado pelo estado. Mas não para por aí: os Emirados Árabes Unidos (62 mil toneladas), Egito (32 mil toneladas) e Turquia (30 mil toneladas) também são grandes consumidores. Dessa maneira, mostra que a carne mato-grossense tem espaço nos mercados mais exigentes do mundo.

Segundo Felippe Cauê Serigati, coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio do FGVAgro, o motivo de tamanho do destaque da carne de Mato Grosso no mercado internacional é que o estado ‘é o maior rebanho individual do país, além disso, está associada a cadeias de suplemento agroindustriais, bem organizadas, que conseguem fazer com que esse produto acesse o mercado internacional. Então, dado esse desenho, Mato Grosso, tal qual acontece com diversas outras comodities, é justamente o principal fornecedor de carne bovina do Brasil’.

Preço da arroba em alta

O preço da arroba do boi gordo em MT foi cotado a R$ 302,66, mesmo com uma leve queda de 0,69% no último dia. Ainda assim, os valores se mantêm atrativos para os produtores, garantindo a competitividade do estado no mercado nacional e internacional.

Portos e logística de exportação

O Porto de Santos é o grande canal de saída da carne mato-grossense, responsável por 50,58% do volume exportado. Em seguida, vem o Porto de Paranaguá, com 32,67%. Essa infraestrutura estratégica é fundamental para manter o estado no topo da cadeia produtiva de carne bovina.

Valor e volume exportado

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor médio da carne exportada atingiu US$ 4.500 por tonelada, um número que reforça a alta qualidade do produto. Ao todo, MT já exportou mais de 0,8 milhão de toneladas equivalentes à carcaça, consolidando sua posição de liderança no agronegócio brasileiro.

De acordo com Bruno de Jesus Andrade, diretor técnico operacional do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Mato Grosso tem uma posição de destaque na produção de bovinos, processamento e exportações de carne bovina.

Esse ano, dados preliminares apontam que 21,65% do volume exportado pelo Brasil sai de MT para 83 destinos pelo mundo. ‘Isso mostra como nosso produto tem reconhecimento de sua qualidade. Considerando critérios de sanidade do produto quanto das características intrínsecas da carne que produzida em Mato Grosso. Isso é consequência, também do trabalho de comunicação do estado, feito junto aos principais importadores em parceria com as industrias frigoríficas e o setor produtivo.’

Para finalizar, ainda conta com ‘as novas exigências sobre a produção de bovinos, em especial as socioambientais. Mato Grosso tem a possibilidade de expandir ainda mais suas vendas, pois ainda possui um potencial de produção elevado associado a conservação ambiental’.