Você está visualizando atualmente Mulheres do Campo participam de Ciranda e Círculo de Construção da Paz
Objetivo da Ciranda e Círculo de Construção da Paz é o de possibilitar o acesso das mulheres do campo com ações de extensão rural

Mulheres do Campo participam de Ciranda e Círculo de Construção da Paz

Objetivo da Ciranda e Círculo de Construção de Paz é o de possibilitar o acesso das mulheres camponesas através de roda de conversa, oficinas e cursos de profissionalização

A Secretaria Municipal de Assistência Social – em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande – realiza nesta quarta-feira (20), na Agrovila Sadia III, um Encontro de Formação de Mulheres do Campo e da Cidade.

O evento acontece na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Bianka Lorena da Silva Rocha Capilé, das 8h às 16 horas. Durante a ação ocorrerão oficinas com espaço da beleza e cuidados com pelo. Também palestras motivacionais destacando a autonomia feminina social e econômica, fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e familiares. Além da atualização do Cadastro Único.

Assim explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, o projeto Ciranda das Mulheres Camponesas e Urbanas. “Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher”, consiste em encontros temáticos que visa mapear, preparar e incentivar as mulheres a participarem de encontros que possam agregar conhecimento. Desse maneira, partilha frente às temáticas de inclusão social e econômica, igualdade de gênero, e enfrentamento à violência contra a mulher.

“Grande parte das mulheres rurais vivem em situação de desigualdade social, política e econômica. Apenas 30% são donas formais de suas terras, 10% conseguem ter acesso a créditos e 5% a assistência técnica. Esse encontro é justamente para trocas de experiências, vivências em sua localidade e fomento de atividades que visem o empoderamento econômico dessas mulheres”, destacou a secretária.

Fortalecer e ampliar as ações voltadas para as mulheres do campo

De acordo com Ana Cristina, o projeto inicialmente terá a participação de 50 mulheres do campo. Portanto, conta com o apoio da Deputada Federal Rosa Neide que destinou emenda parlamentar, para a formalização deste projeto.

A gestora destacou ainda que a Secretaria de Assistência Social, já desenvolve trabalhos voltados à agricultura familiar. Através de cursos profissionalizantes, desenvolvidos nas unidades dos CRAS e demais parceiros do município. “Agora, vamos in loco para fortalecer e ampliar as ações voltadas para as mulheres do campo”, completou.