No momento, você está visualizando Mulheres participaram das ações do Março Lilás em Várzea Grande
Mais de 300 mulheres moradoras dos bairros Ouro Verde, São Simão e adjacências, para participaram das ações do Março Lilás

Mulheres participaram das ações do Março Lilás em Várzea Grande

Nas ações do Março Lilás Elas, tiveram acesso a consultas com clínico geral, nutricionista, além do  planejamento familiar, bate papo com o nutricionista e a realização de testes rápidos

Mais de 300 mulheres moradoras dos bairros Ouro Verde, São Simão e adjacências, para participaram das ações do Março Lilás que é o mês para a Saúde Pública do SUS. Evento voltado a atenção e cuidado com a saúde e bem estar das mulheres.

Elas tiveram acesso a consultas com clínico geral, nutricionista. Além  do planejamento familiar houve  bate papo com nutricionista e a realização de testes rápidos. Mas também fizeram exames de coleta de CCO, vacinas, e participaram de palestras. Houve também ações de bem estar, como cuidados com a pele, massagem, café da manhã receptivo, seguido da coleta de preventivo (marcação prévia de horário) e atendimento em geral. Os atendimentos para o público feminino seguem ao longo do mês de março em todas as unidades básicas de saúde do município de Várzea Grande.

De acordo com o superintendente de Atenção Primária a Saúde, Geovane Renfro, a programação começou no dia 8 e vai até 30 de março, com orientações de hábitos saudáveis e autoestima, exames preventivos e avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, tratamento do tabagismo e risco do consumo abusivo de álcool. Outros temas são planejamento familiar, importância da prática de atividades físicas e prevenção de relacionamentos abusivos.

Todavia para a D. Aline Borges, de 64 anos, moradora do bairro Ouro Verde, usufruir de todos os serviços disponíveis para a saúde da mulher é muito importante.

Já para D. Rosimeire , também moradora do bairro Ouro Verde,36 anos, disse que aproveitou o ‘Dia da Mulher’ para participar das atividades da unidade. Ela conta que fez o exame de coleta de CCO. Assim como tomou vacinas necessárias e ainda compartilhou com suas amigas as experiências que teve com sua saúde preventiva.