Você está visualizando atualmente Município de MT é o 4° com menor população do Brasil
Com paraísos naturais como rios, cachoeiras e trilhas ecológicas, o município em MT tem o turismo como atração e a plantações de soja - Foto: Sidnei Varanis/AgênciaSebrae

Município de MT é o 4° com menor população do Brasil

Com paraísos naturais como rios, cachoeiras e trilhas ecológicas, o município tem o turismo como atração, bem como plantações de soja, extração vegetal e silvicultura impulsionam a economia

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a estimativa da população nos municípios do país com data de referência de 1º de julho de 2024.

Com 1.006 habitantes, o município de Araguainha a 471 km de Cuiabá, é o 4° menor em população no Brasil. A cidade, contudo, que tem 59 anos, e está na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. Ela é conhecida também por estar no centro da maior cratera de asteroide na América do Sul.

A cidade foi colonizada com a chegada de garimpeiros nos anos 40. Em 1947, o prefeito do município de Alto Araguaia, fez um requerimento junto ao governo estadual para criar o povoado para região, que recebeu o nome de Couto Magalhães.

A Lei estadual nº 1.964 de 11 de novembro de criou o município desmembrando de outro, Ponte Branca. Assim, recebeu o nome por estar situada à margem esquerda do Rio Araguainha que deságua no Rio Araguaia. Entretanto sua emancipação se deu em 24 de fevereiro de 1964.

Com paraísos naturais, como rios, cachoeiras e trilhas ecológicas, o município tem o turismo como atração. Além disso, plantações de soja, extração vegetal e silvicultura impulsionam a economia.

Domo do Araguainha

Considerada a maior cratera de impacto da América do Sul, com um diâmetro de 40 km, é uma das poucas do mundo completamente preservada. É um dos “100 sítios que são patrimônio geológico”, pela UICG (União Internacional das Ciências Geológicas).

O Brasil tem uma população de 212,6 milhões de habitantes nos 27 estados, incluindo o Distrito Federal. O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados. Além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Em Mato Grosso, as cinco cidades com mais habitantes são: Cuiabá (682.932); Várzea Grande (314.627); Rondonópolis (259.167); Sinop (216.029) e Sorriso (120.958).