O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está com inscrições abertas para o curso gratuito de extensão ‘Educação Patrimonial: Museus e Comunidades’
Com 40 horas de duração, curso se destina para profissionais de museus e turismo, educadores, agentes culturais e comunitários, gestores públicos e estudantes. O curso no Museu de Arte Sacra será online, e as inscrições acontecem até o dia 24 de julho, com 100 vagas disponíveis e o curso será dividido em três módulos.
Com o objetivo de promover ações educativas e comunitárias inclusivas, o conteúdo se baseia no conceito de patrimônio cultural, bem como a importância das instituições para a sociedade e a relação dos museus e comunidades.
Ao final, a proposta é que os participantes sejam capazes de compreender e promover estratégias de inclusão e participação ativa da comunidade nos espaços culturais e museológicos. Bem como o desenvolvimento de atividades que transformem os museus em ambientes de aprendizagem.
O início do curso será no dia 27 de julho com término em 18 de agosto. As aulas serão virtuais, em três dias da semana (quinta-feira e sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 17h).
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço
Curso Educação Patrimonial: Museus e Comunidades
Inscrições online até 24 de julho: https://www.sympla.com.br/curso-de-educacao-patrimonial-museus-e-comunidades__2053418
Informações: Instagram @museudeartesacramt, educativomasmt@gmail.com e (65) 9 9965-0319.
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980 e situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da então Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.
O Museu reune diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968. Em 1992, fecharam as portes do Seminário e do Museu. Mas reabriram ao público em dezembro de 2008, depois de concluída a primeira etapa do processo de restauração do Seminário.