Museu de História Natural de Mato Grosso promoverá atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente nos dias 4 e 5 de Junho
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Museu de História Natural de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promove a distribuição de mudas nativas aos visitantes e experiências de integração com a natureza. A programação inclui observação de pássaros na área verde do museu e uma vivência do ritual de cura Xavante.
A observação de pássaros será no sábado (04), de 8h às 10h. A atividade terá a condução da bióloga Luciana Pinheiro Ferreira; portanto é necessário fazer a inscrição para participar. Além da experiência sensorial de contemplação e escuta das aves, o Museu também propõe um debate sobre a importância da conservação do meio ambiente; usando por exemplo a relação dos pássaros para o equilíbrio do bioma.
Aliás, no domingo (05), com entrada gratuita para os visitantes, o Museu oferece uma vivência com apresentação de ritual de cura; ou seja, terá a coordenação do pajé e cacique José Luiz Tserité, da etnia Xavante. A atividade será de 8h30 às 10h30, incluindo uma conversa sobre sustentabilidade entre o público e o líder indígena.
Paralelo à programação, durante toda a semana serão distribuídas 200 mudas nativas aos visitantes do Museu. Desse modo, os participantes terão direito a orientações sobre plantio e noções básicas de cuidados com a espécie escolhida.
A programação voltada à Semana do Meio Ambiente integra uma das ações educativas do Museu, localizado em uma extensa área verde às margens do rio Cuiabá, com 10.000 m² ocupados por árvores e pequenos animais. “Nosso objetivo é conscientizar os visitantes de que a responsabilidade ambiental deve ser compartilhada por todos”, destaca então a coordenadora Enir Maria Silva.
SERVIÇO
O Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
Funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h
Entrada de quarta a sábado: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Domingo: Gratuito