Você está visualizando atualmente Museu realiza exposição sobre a viola de cocho em Santo Antônio de Leverger
Viabilizada por edital da Secel, a mostra está instalada no Museu da Viola de Cocho, em Santo Antônio de Leverger

Museu realiza exposição sobre a viola de cocho em Santo Antônio de Leverger

Viabilizada por edital da Secel, a mostra está instalada no Museu da Viola de Cocho, em Santo Antônio de Leverger

Instalada no Museu da Viola de Cocho, que fica no Distrito de Varginha, em Santo Antônio de Leverger, a mostra foi viabilizada por edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A exposição “De Geração em Geração – tocando viola de cocho” cataloga e propaga saberes sobre o instrumento que é símbolo da cultura mato-grossense e patrimônio imaterial brasileiro.

O Museu está ativo aos fundos da residência e ateliê do artesão e Mestre da Cultura Alcides Ribeiro. Junto com a família, ele zela para preservar e difundir o saber tradicional sobre a viola de cocho.

O espaço abriga também objetos feitos em materiais semelhantes ao da viola de cocho, como a canoa de cocho, a gamela, o balaio ou jaca, além de outros artesanatos, como mocho de siriri, ganzá, e souvenirs.

Aliás, a visita ao público é gratuita e de terça-feira a domingo, em horário comercial. Para grupos, bem como a escolas, necessário agendamento prévio pelo telefone 65 9959-6366. Nesse caso, é sugerida uma ajuda simbólica para custear as atividades do atendimento.

A viola de cocho

Reconhecida pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio imaterial brasileiro, a viola de cocho é mais que um instrumento musical, é um símbolo da identidade cultural de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ou seja, está presente nas manifestações tradicionais muito antes da divisão dos dois Estados.

O nome vem da técnica de fabricação, similar à feitura de um cocho, recipiente usado para colocar alimentos para animais: ambos talhados a partir de um pedaço de madeira maciça. O pequeno cocho “cavado” até formar a caixa de ressonância do instrumento, que depois recebe tampo, cavalete, espelho, rastilho assim como cravelhas.

Desse modo, utilizam madeiras ximbuva, sarã de leite ou cedro rosa, todas nativas da região. De acordo com Alcides Ribeiro, utilizam a madeira de reaproveitamento, onde doam ao artesão após a queda acidental ou inevitável da árvore.

Originalmente, o encordoamento da viola feito com cordas de tripa e uma revestida de metal, mas foram substituídas por fios de pesca.

Serviço

Exposição “De Geração em Geração – tocando viola de cocho”

Visitação: de terça a domingo, horário comercial

Local: Museu da Viola de Cocho

Endereço: R. Antônio Romão – Distrito de Varginha, Santo Antônio do Leverger

Contato: 65 9959-6366 (Alcides Ribeiro)