Após um apagão de dez semanas, músicas da cantora Taylor Swift voltaram aparecer no TikTok como opção para os usuários utilizarem em seus vídeos curtos
As músicas da Taylor Swift haviam sido removidas da plataforma em fevereiro após o fim do contrato com o grupo Universal Music.
Apesar das músicas de Taylor Swift estarem de volta à plataforma, outros artistas representados pelo selo Universal continuam fora do TikTok — o que sinaliza que as partes não chegaram a um novo acordo.
Disputa entre TikTok e Universal Music
No final de janeiro, a gravadora divulgou uma carta aberta em que apontou motivos para não renovar o contrato com a plataforma. Assim, informou que as músicas de seus artistas não estariam mais disponíveis no TikTok a partir de fevereiro.
O grupo acusou a companhia chinesa de não recompensar adequadamente os músicos e compositores. Ou seja, de não fornecer proteção contra a pirataria e os usos de inteligência artificial.
Segundo a gravadora, “o TikTok tentou nos intimidar para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado. Isso não reflete seu crescimento exponencial”.
O grupo Universal Music declarou que a plataforma criou um modelo de negócio lucrativo com base na utilização de músicas, mas nega o pagamento justo das licenças de uso. Em resposta, a rede respondeu que o selo Universal “colocou a própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”.
Taylor Swift de volta ao TikTok
O retorno das músicas de Taylor Swift ao TikTok, no entanto, parece resultado de um acordo da cantora diretamente com a plataforma da ByteDance.
A artista já fez uma parceria com a rede de vídeos curtos para promover o seu disco passado, e agora prepara o lançamento do seu novo álbum — com lançamento marcado para o próximo dia 19 de abril.
Até o momento, porém, nenhuma das partes comentou sobre o retorno das canções de Swift ao TikTok.