Você está visualizando atualmente Mutirão aponta produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital
A implementação do CAR Digital, segundo a secretária Mauren Lazzaretti, é um passo significativo na regularização da gestão ambiental

Mutirão aponta produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, fez um Mutirão com palestra sobre sistema inovador durante abertura de evento

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, deu uma palestra sobre a regularização do CAR Digital durante a abertura do Mutirão Ambiental, em Nova Ubiratã. Dessa forma, esclareceu o funcionamento desse sistema inovador para os produtores rurais e técnicos que participaram do evento organizado pelo Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Durante a palestra, a secretária detalhou o processo de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), através do sistema digital SIMCAR, juntamente com a nova base de dados geográficos do município. Esse processo permite notificar o proprietário via e-mail e WhatsApp, sobre a situação do seu cadastro, indicando se está apto ou inapto.

Se o cadastro for considerado apto, o proprietário tem um prazo de 90 dias para revisar e aceitar ou recusar o registro no CAR digital. A aceitação implica na confirmação dos dados e na emissão automática dos documentos necessários. Por outro lado, quem tiver o cadastro inapto receberá orientações específicas para correção e posterior análise manual.

Secretária de Meio Ambiente de MT abordou detalhes do novo sistema

A implementação do CAR Digital, conforme ressaltou a secretária Mauren Lazzaretti, é um passo significativo na gestão ambiental. Assim, facilita a aplicação do Código Florestal e otimizando ações de monitoramento e planejamento ambiental e econômico no estado.

Esse é o primeiro mutirão realizado após a implementação deste sistema totalmente automatizado, que utiliza tecnologia de satélite para a análise e aprovação dos registros, contribuindo para a agilidade e eficácia do processo.

O prefeito Edegar José Bernardi, expressou satisfação com a escolha de Nova Ubiratã como cidade-piloto para o projeto. Assim, destacou a importância da tecnologia na regularização e no avanço da gestão ambiental no município.

Em Nova Ubiratã, realizaram 1.579 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), com 478 deles recebendo aprovação na análise digital. Atualmente aguardam a confirmação ou rejeição do proprietário. Além disso, reprovaram 394 registros devido a pendências identificadas na análise digital, necessitando de informações adicionais dos cadastrantes. Outros 668 CARs foram negados por estarem localizados em áreas de assentamento (Incra/Intermat), e 64 propriedades identificadas em mais de um município.