Deputado Eduardo Botelho tem registrado índices favoráveis de eleitorado à sua postulação de governar prefeitura de Cuiabá
Deputado Eduardo Botelho, continua registrando percentuais folgados nas pesquisas de intenção de votos de seus eleitorado e rodadas de conversas informais, além de reuniões de bairro, com lideranças comunitárias. A maioria dos comunitários já conhece a trajetória de trabalho social empreendida há tempos pelo parlamentar.
Em várias projeções simuladas em recentes pesquisas, Botelho conseguiu registrar percentuais favoráveis, alguns notadamente surpreendentes. Sem esforço, assumiu livre liderança perante os demais postulantes à sucessão municipal.
Há, por enquanto, apertado empate técnico entre ele e o deputado federal Abílio Jr., seu principal concorrente. Só que Abílio, em face de atitudes polêmicas protagonizadas na Câmara, tornou-se alternativa secundária no reduto de antigos eleitores.
Sempre polemizando, Abílio tem sido vaiado; praticamente quase expulso de alguns eventos, a exemplo do que aconteceu em Rondonópolis.
Abílio e Botelho
Abílio, ex-vereador por Cuiabá, concorreu à Prefeitura da capital no último pleito local, sendo derrotado no segundo turno pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que concorria à reeleição
Botelho, quando questionado sobre seus aparentes trunfos políticos, prefere não polemizar, dizendo que a campanha ainda nem começou.
Tais palavras significam claramente algo que Botelho nunca escondeu: seu sonho político é governar Cuiabá. Acrescente-se ao seu estilo matreiro de fazer política, os bons resultados de sua jornada parlamentar. Grandes avanços conquistados em MT se devem ao empenho de Botelho junto ao Executivo, com ramificações parceiras oriundas da própria ALMT e do Poder Judiciário.
No geral, vislumbra-se Botelho de há muito empreender enérgica largada de sua campanha à Prefeitura de Cuiabá. Para tanto, prima pelo estilo habilidoso que lhe é peculiar de fazer política, responsável por várias reeleições e conquista dos cargos de titular da 1. Secretaria da ALMT e presidência da Casa de Leis.
Quanto aos outros pré-candidatos, por enquanto não se constituem em ameaça prática à candidatura de Botelho. Porque, se acaso o deputado federal Abílio insistir em polemizar com colegas no Congresso Nacional – como vem fazendo desde que assumiu o mandato -, os reflexos desse comportamento podem toldar, de vez, seu projeto de ser prefeito dos cuiabanos. Abílio já ficou melhor na fita popular, como se diz.
Botelho tem trânsito livre junto ao Executivo de MT
Têm sido lembrados ainda, como possíveis concorrentes ao páreo municipal, os nomes do atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, do deputado estadual Lúdio Cabral e deputado federal Fábio Garcia [licenciado, atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo de MT].