Você está visualizando atualmente Natal sem Fome distribui 2 mil toneladas de alimentos em todo o país
A campanha Natal sem Fome, da Ação da Cidadania, completa três décadas em 2023 com a maior arrecadação dos últimos três anos

Natal sem Fome distribui 2 mil toneladas de alimentos em todo o país

A campanha Natal sem Fome, da Ação da Cidadania, completa três décadas em 2023 com a maior arrecadação dos últimos três anos

A Campanha Natal sem Fome já distribuiu 2 mil toneladas de alimentos para famílias de todo o Brasil. A campanha começa a partir desta quinta-feira (21) e, dessa maneira, beneficiará mais de 800 mil pessoas.

Lares onde residem crianças menores de 10 anos serão prioridade nas entregas dos kits. Segundo pesquisa da Rede Penssan, 37,8% dos domicílios onde vivem crianças enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada. Além disso, a fome dobrou nas famílias com menores de 10 anos, passando de 9,4% em 2020 para 18,1% em 2022. Em 2021, segundo dados da Fiocruz, oito crianças de até 1 ano de idade levadas ao hospital todos os dias por falta de comida.

Com o tema “Nesse Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, a Ação da Cidadania vai distribuir quase 400 toneladas de alimentos, entre comida e água mineral, somente no Rio de Janeiro, sede nacional da organização não governamental (ONG). Bahia, nesta primeira etapa, vai receber mais de 9 toneladas, seguida de Pernambuco, com 7,5 toneladas; São Paulo, Minas Gerais e Pará, com 6 toneladas cada. Paraná, Rondônia, Roraima, Espírito Santo e Amapá contemplados com 4 toneladas cada um. Para o Amazonas, que ainda sofre as consequências das fortes chuvas,  destinadas 6 toneladas, a maior parte doada por empresas. As entregas ocorrem até o final do ano nos 26 estados e Distrito Federal

Natal sem Fome

Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, é uma idealização de 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania. Nele, desde então, já arrecadou mais de 55 mil quilos de alimentos, distribuídos para 26 milhões de pessoas.

Assim, as doações para o Natal sem Fome podem ser realizadas por meio do site da campanha e também pelo Pix doe@natalsemfome.org.br.

No Rio de Janeiro, além dos alimentos, a Ação da Cidadania também vai distribuir, pela primeira vez, 20 mil exemplares do livro Muito Prazer, Sou o Betinho, que conta a trajetória do sociólogo no combate à fome e à miséria. A obra, escrita por José Roberto Torero e lançada em 2021 pela Editora Moderna, apresenta para as novas gerações o legado de Betinho e sua participação ativa pelos direitos humanos, a perseguição durante a ditadura e a luta contra a aids.

Fonte: Agência Brasil