Esta é a segunda medalha de ouro olímpica que a Índia conquistou, em 2008, Abhinav Bindra conquistou o primeiro ouro da Índia
A Índia começou a comemorar depois que Neeraj Chopra se tornou o primeiro indiano a ganhar uma medalha de ouro olímpica histórica no atletismo (lançamento de dardo) nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Esta é a segunda medalha de ouro olímpica que a Índia conquistou. Em 2008, Abhinav Bindra conquistou o primeiro ouro da Índia no evento de rifle de ar de 10 metros.
O primeiro-ministro Narendra Modi parabenizou Chopra, de 23 anos, no Twitter, dizendo que a história foi criada.
A Índia já ganhou sete medalhas em Tóquio, uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Sua maior conquista olímpica de todos os tempos. Ele ganhou seis medalhas nas Olimpíadas de Londres de 2012.
Prata
Tem sido uma boa semana para o país nas Olimpíadas. No sábado, o lutador Bajrang Punia somou mais medalhas ao derrotar Daulet Niyazbekov do Cazaquistão por 8 a 0 na luta pela medalha de bronze.
Na quarta-feira, o lutador indiano Ravi Dahiya conquistou a medalha de prata olímpica depois de perder para Zavur Uguev, do Comitê Olímpico Russo, na final do estilo livre masculino de 57kg.
Neeraj Chopra produziu o segundo arremesso
O Chopra de 23 anos derrotou Sanayev Nurislam, do Cazaquistão, em uma semifinal dramática que o viu superar uma vantagem de 9-2 a dois minutos do fim, alcançando a vitória no outono.
Na luta livre, se um lutador tocar o ombro do oponente no tapete, a vitória é considerada uma vitória por queda.
Na quinta-feira (6), a Índia encerrou uma seca de 41 anos de medalhas no hóquei masculino ao vencer a Alemanha em uma emocionante partida pelo bronze.
A campeã de levantamento de peso Mirabai Chanu conquistou a primeira medalha indiana em Tóquio, uma prata, na categoria 49kg feminino, colocando para descansar a decepção das Olimpíadas do Rio de 2016, onde foi nocauteada após uma lesão bizarra.
Ft: bbc