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Ensino médio terá carga horária maior e diferentes possibilidades de formação

Novo ensino médio traz mudança a partir do ano que vem

Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, as mudanças acontecerão de forma gradual

O novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do País a partir do ano que vem. Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, as mudanças serão iniciadas de forma gradual, com as primeiras séries do Ensino Médio. Em 2023, com as primeiras e segundas séries, completando o ciclo de implementação nas três séries em 2024.

A partir da Base Nacional Comum Curricular serão ofertadas escolhas aos alunos. Por isso, as mudanças são positivas, na opinião do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura.

“Essa escolha tem a ver com o que o aluno realmente se identifica. Todo trabalho de reestruturação está contemplado nas habilidades e competências. O novo Ensino Médio, portanto, reforça a necessidade de desenvolver no nosso jovem: protagonismo, autonomia e responsabilidade.”

Novo Ensino Médio positiva a modernização

Na região, dez escolas-piloto já trabalham com o novo currículo desde 2018, mas a pandemia acabou atrasando o processo. Para o coordenador, os itinerários – como são chamadas as diferentes linhas de formação – foram muito bem estruturados por profissionais que estão na sala de aula e conhecem a realidade.
“Também considero positiva a modernização e atualização da matriz curricular. Nossos itinerários, por fim, estão estruturados em assuntos relacionados ao mundo em que vivemos”, afirma. Entre os temas ofertados pelas escolas-piloto na 6ª CRE estão Empreendedorismo, Expressão Corporal, Tecnologia, Sustentabilidade, Expressão Cultural, Cidadania e Gênero, Educação Financeira, Profissões e Saúde.

 

Elaboração de uma nova Proposta Pedagógica

O Sindicato do Ensino Privado no Estado (Sinepe/RS) também avalia as alterações como benéficas. Conforme a assessora pedagógica e de legislação educacional da entidade, Naime Pigatto, o estudante fará escolhas construindo seu projeto de vida e participando ativamente das aulas.

“Além disso, a escola precisará rever a forma de trabalhar o conteúdo, que agora está conectado com habilidades relacionadas ao contexto em que vivemos.”

As escolas particulares de Santa Cruz do Sul estão, portanto, em fase final do planejamento para atender a lei do novo Ensino Médio no começo do ano que vem. “E isso tem demandado muitas reuniões para a elaboração de uma nova Proposta Pedagógica, Regimento Escolar e Plano Curricular, formação continuada dos professores e adequações do espaço físico”, explica Naime. Assim, ela assegura que tudo estará pronto até o final de 2021, para iniciar a oferta no próximo ano letivo.

Ft: gaz