Você está visualizando atualmente Pix Internacional vai permitir fazer compras online em vários países
O Pix Internacional ainda está sendo desenvolvido e passando por testes.

Pix Internacional vai permitir fazer compras online em vários países

O Pix Internacional deverá se chamar Nexus e vem sendo desenvolvido em centro de inovação na Suíça

Notícia boa sobre o Pix! O meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil – lançado há quase dois anos para facilitar e agilizar pagamentos – agora, está sendo testado no formato de Pix Internacional e poderá unir mais de 60 países para facilitar transferências internacionais.

Chamado de Nexus, o “Pix Internacional” está sendo desenvolvido dentro do hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS). O local é conhecido como “o banco central dos bancos centrais”, com sede em Basiléia, na Suíça.

Atualmente, o gasto de dinheiro no exterior necessita ter um cartão de crédito internacional. Com o Nexus, o brasileiro no exterior conseguirá fazer uma compra, como uma roupa ou uma refeição, de maneira tão simples como se paga com Pix dentro no Brasil.

Compras no exterior

A ideia é integrar todos os países que já contam com algum sistema instantâneo de pagamento e transferência como o Pix.

De acordo com Edlayne Burr, diretora executiva e líder de Estratégia para Pagamentos da Accenture na América Latina, os turistas teriam menos custos para converter a moeda. Além da ampliação de novas possibilidades de negócios e comércios.

“A própria demanda pode se tornar cada vez mais internacional, em que consumidores buscam produtos fora de seus países para consumir. Dessa forma, o varejista se beneficiaria ao estar apto a concorrer com empresas de outras localidades, o que estimularia a competição, proporcionando bens cada vez mais diversos e baratos aos consumidores”, destacou Edlayne.

Atualmente, os testes para uso da nova ferramenta estão sendo realizados na Malásia, Cingapura e Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. Mas devemos ter que esperar um pouquinho ainda, até podermos usufruir da novidade por aqui. O Brasil, por enquanto, participa apenas como observador.