Um novo RH vem ganhando forma, com novos métodos de gestão de pessoas e desenvolvimento dos colaboradores
O mundo corporativo está em constante evolução. Em busca da alta performance e do desenvolvimento de seus colaboradores, as empresas foram ‘obrigadas’ a reformularem seus processos de gestão de pessoas, deixando para trás o papel do ‘velho RH’ e assumindo um novo formato de Recursos Humanos. Quer saber qual é a nova tendência? Então veja mais logo abaixo.
Novos desafios
A mudança de comportamento das empresas e também dos profissionais registrada nos últimos anos gerou novos desafios no mercado de trabalho. Essa dinâmica natural atingiu quase todos os setores no país. No passado, o RH desempenhava um papel de cuidar dos funcionários como um assistente social e assim, em muitos casos, como psicólogo.
“O RH não estava preocupado com o desempenho e o desenvolvimento do profissional. Era um departamento para recrutar, com burocracia e foco no assistencialismo. Esse cenário mudou bruscamente nos últimos anos dando espaço para o novo RH”, disse a mentora de carreira e liderança da POP RH, Carol Ribeiro Guerra.
Desenvolvimento de performance é a ‘bola da vez’
Especializada em gestão de pessoas e administração pelo INPG Business School, Carol ao mesmo tempo se aprimorou como analista comportamental DISC pela Atools e coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching.
“Hoje, a gestão do RH se baseia no desenvolvimento de performance. Ou seja, está relacionada com a produtividade e a evolução do profissional, causando impacto nas empresas. Esse é o novo Recursos Humanos, que incentiva e contribui para a promoção de um ambiente corporativo. Onde o colaborador consegue desenvolver suas habilidades e técnicas”, afirmou.
De acordo com a mentora, as empresas aproveitaram esse movimento como estratégia para desenvolver talentos, atrair e reter profissionais, considerando um dos grandes desafios das organizações.
“As pequenas e médias empresas, que já entenderam esse cenário, mas não tem um departamento de RH estruturado podem recorrer à terceirização dos processos de Recursos Humanos e demandas pontuais como: implantação de pesquisa de clima, avaliação de desempenho e programas para o desenvolvimento de liderança, entre outras frentes”, finalizou.