No momento, você está visualizando Novo robô leva compras de supermercado na porta do cliente
Com capacidade de rodar dentro das lojas e nas ruas, robô que usa IA para rodar de modo autônomo começará operando na Califórnia

Novo robô leva compras de supermercado na porta do cliente

Com capacidade de rodar dentro das lojas e nas ruas, robô que usa IA para rodar de modo autônomo começará operando na Califórnia

A Vayu Robotics revelou seu primeiro robô de entrega. Chamado One, ele pode seguir funcionários dos supermercados para carregar os pedidos dos clientes. Antes de navegar autonomamente pelas ruas da cidade a velocidades de até 32 km/h para entregar as mercadorias.

O robô foi projetado para rodar em estradas, bem como em ciclovias, calçadas e dentro de lojas, algo possível devido ao treinamento de IA. Assim como os sensores passivos de baixo custo com percepção de profundidade de alta resolução e detecção de objetos.

O modelo elétrico tem 1 metro de altura, 1,8 metro de comprimento e 67 centímetros de largura. No entanto, não deve representar um grande obstáculo para outro tráfego enquanto se dirige aos clientes. O alcance máximo por carga de sua bateria está entre 60 e 70 milhas (até 112,6 km).

A Vayu Robotics fundada em 2021 por “engenheiros, tecnólogos e líderes empresariais com décadas de experiência na indústria no desenvolvimento e comercialização de sensores automotivos de ponta, veículos autônomos e tecnologia robótica”.

Robô autônomo pode entregar volume alto de compras

  • Ao chegar ao ponto de entrega, ele pode subir na calçada ou na garagem, parar, abrir a porta lateral e retirar o pacote atribuído com o braço robótico;
  • Ele pode armazenar até 45 kg de mercadorias dentro de seu compartimento de armazenamento, embora com alguns ajustes que possam aumentar para 90 kg, diz a empresa;
  • O One está atualmente sendo testado por uma rede de e-commerce ainda não identificada, que planeja implantar 2.500 robôs. Dessa maneira, deve começar em San Ramon, Califórnia, antes da expansão para outras cidades nos EUA.

Espera-se que outros clientes comerciais se juntem ao programa, mas a Vayu disse que também pretende utilizar suas tecnologias em outras aplicações de robôs.