No momento, você está visualizando Novo traçado da ferrovia estadual preocupa moradores de Rondonópolis
Trilhos da ferrovia estadual devem atravessar áreas urbanas, o que causa preocupação quanto aos riscos de segurança para os moradores da região

Novo traçado da ferrovia estadual preocupa moradores de Rondonópolis

Trilhos da ferrovia estadual devem atravessar áreas urbanas, o que causa preocupação quanto aos riscos de segurança para os moradores da região

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio se reuniu com representantes da Rumo Logística para discutir a crescente inquietação em torno do novo traçado proposto da Ferrovia de Estadual. A preocupação foi levantada por moradores da região Residencial Maria Amélia, que fica perto do traçado da ferrovia que temem os impactos que ela pode causar em seu cotidiano.

A preocupação em relação ao novo traçado da ferrovia também reforçada pela Comissão Pró-Travessia e Trânsito, que tem se dedicado a melhorias na travessia urbana de Rondonópolis em colaboração com a Concessionária Nova Rota do Oeste. O foco está no trecho que abrange o trevo das BRs-163/364, próximo ao antigo aeroporto, até o Posto 201 da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o prefeito, o novo traçado da ferrovia atravessaria áreas residenciais da cidade. Mas isso levanta preocupações quanto ao ruído, vibrações e possíveis riscos de segurança para os moradores.

Além disso, a presença de vias férreas próximas a zonas habitacionais pode influenciar na valorização de terrenos e propriedades, afetando dinâmicas imobiliárias. Dessa forma,  potencialmente trará desafios urbanísticos para a integração da infraestrutura ferroviária com as atividades cotidianas dos cidadãos.

A conversa com os representantes da RUMO, Vinícius Roder e Marcos, foi amistosa e produtiva. Eles se comprometeram a levar as preocupações levantadas na reunião à direção da empresa, para buscar uma solução.

Em busca de dados técnicos concretos sobre a expansão da ferrovia e seus possíveis impactos, o prefeito solicitou à Procuradoria Geral do Município (PGM). Assim como às Secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Habitação, a realização de um estudo detalhado. Esse levantamento técnico foi apresentado posteriormente, em uma reunião subsequente.

A reunião articulada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Jr. Mendonça e diversas autoridades.