Jeans é um tecido atemporal e diria, inclusivo, porque todas as idades, cores e classes sociais gostam e vestem jeans. Atire a primeira pedra quem não possui alguma peça jeans no guarda-roupa! Além desse tecido ser um clássico na história da moda, ele funciona para qualquer ocasião em que você decida usá-lo, especialmente pelo leque de variedades, que vai além de calças e camisas.
Logo, em constante evolução, o jeans acompanha com maestria as tendências e sempre surge com propostas modernas para repaginar o conceito de produções 100% jeans, ou total jeans.
Por isso, optar por ter peças de denim no armário é sempre uma boa pedida, visto que há uma infinidade de combinações para você usar e abusar em qualquer época do ano.
Basta usar a criatividade!
O jeans atravessa gerações (desde o século XIX, veja no final da matéria a história) e ganhou a simpatia de diversas gerações. De fato, é um material que cai bem com tudo. Por isso, as produções total jeans são atemporais. Estilistas recomendam que se tenhas, no mínimo, três peças no closet, com diferentes lavagens, texturas e modelagens. Assim, permitem inúmeras combinações.
Sendo assim, confira algumas dicas para ser ainda mais certeira na criação de looks com o material e arrase com looks all jeans!
O truque é sempre investir no contraste nos looks para dar um up no visual. É importante experimentar de tudo um pouco para saber o que te agrada, já que você precisa se sentir bem e imprimir sua personalidade com todas as roupas que escolher vestir.
É importante contar com a força dos acessórios para quebrar a monotonia do look. Na composição geral do look ou “no outfit” (como os estilistas moderninhos gostam de falar), com as peças de jeans, é sempre bom ter um elemento de destaque como um cinto ou um sapato colorido, de tons vibrantes, pois eles transformam o look. Pode ser um colar mais arrumado, um chapéu ou até mesmo um lenço.
Para aquelas que amam moda country
As principais opções quando pensamos em moda country são peças marrons, franjas, jeans e botas. É possível usar cada uma delas em looks para o dia a dia, para o trabalho e até mesmo, para eventos noturnos. Confira nossas dicas e inspirações:
Existem modelos para todos os momentos da sua vida, e para acrescentar um pouco do estilo country com jeans, experimente vestidos, camisas e shorts com a bota de cowboy. Para os vestidos, experimente marcar a cintura com um cinto marrom e pronto, um look perfeito e super moderno!
Como prometi no começo da matéria, agora quero te contar a história do jeans.
Trouxe um pouquinho de história pra mostrar pra vocês onde tudo começou, vocês sabiam que ela não surgiu no tradicional azul?! Então vamos conhecer mais…
Foi em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans – que no início foram adotadas pelos mineradores do Oeste americano e eram de cor marrom. Foi de Davis a idéia de colocar rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava, usando tecido fornecido pelo comerciante Levi Strauss. Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, logo, começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi’s. Em 1890, a Levi’s criou seu modelo mais famoso, a calça 501.
O nome “jeans” passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue, que nesse momento já dava os primeiros passos para virar uniforme da juventude. O termo é uma corruptela do francês Gênes (Gênova), cidade portuária italiana onde os marinheiros usavam calças de sarja grossa proveniente de Nîmes – outro nome que sofreu alteração para dar origem ao termo denim, que virou sinônimo de tecido para fazer calça jeans.
Na década de 1950, o jeans era usado pela juventude rebelde americana, influenciando o mundo todo. A produção estava a cargo das marcas Lee e Wrangler, além da Levi’s. No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano.
Legal, né?
Mspost/by Eliane Lopes