Veja o que é breadcrumbing, comportamento bastante comum em aplicativos de relacionamento e nas redes sociais
Você provavelmente já ouviu falar de ghosting, gaslighting e love bombing, e agora temos um acréscimo a esse léxico, o breadcrumbing. Com a predominância de aplicativos de namoro como o Tinder e o Bumble, esses termos estão ajudando as pessoas comuns a descrever seus sentimentos e experiências tanto nas redes sociais quanto em ambientes que cuidam da saúde mental.
Em inglês, “breadcrumbs” significa “migalhas de pão”. Enquanto que para muitos de nós a palavra migalha está atrelada à história de João e Maria, que usam pequenos pedaços de pão para marcar o caminho de volta para casa, mais recentemente o termo tomou outra conotação.
Agora, as migalhas estão relacionadas ao tipo de atenção que recebemos de alguém em um relacionamento, adicionando mais um grau de complexidade nas relações interpessoais – sejam elas românticas ou não.
O que é breadcrumbing?
Breadcrumbing refere-se a uma forma de manipulação, intencional ou não, que acontece quando alguém dá a uma pessoa um pouco de atenção, apenas o suficiente para mantê-la interessada ou presa ao relacionamento, sem nenhuma intenção de realmente se comprometer.
Aqueles que agem intencionalmente podem fazer isso para conseguir atenção, validação ou controle. Ou então, para viver as partes divertidas de um relacionamento sem ter que se comprometer. Enganar uma pessoa mantém ela por perto, faz com que ela não procure por uma conexão mais estável, confiável e real.
Outros podem simplesmente estar confusos sobre o que querem, ou não se sentir à vontade com a intimidade por conta de sua criação e traumas passados. Essas pessoas também podem se sentir incapazes de se envolver em relacionamentos saudáveis e autênticos.
5 sinais que você é vítima de breadcrumbing
O breadcrumbing pode ser o ato de enviar sinais sociais como flerte, mas sem compromisso, a fim de cativar um parceiro romântico sem muito esforço. Entretanto, embora seja mais frequentemente usado em um contexto romântico, o breadcrumbing pode ocorrer em qualquer relacionamento.
No local de trabalho, por exemplo, pode parecer que um chefe está elogiando você ou prometendo que você seja promovido. Então você se mantém na vaga porque essa possibilidade está no horizonte. Confira outros sinais indicativos de que você é uma vítima de breadcrumbing.
1. A pessoa só aparece quando você perde o interesse
Se uma pessoa só está disposta a mostrar a atenção que você deseja quando você sente vontade de desistir, isso pode ser um sinal de que ela está mais interessada em mantê-lo por perto do que tomar alguma atitude real.
2. As ações da pessoa não estão alinhadas com suas palavras
Se a pessoa tentar te convencer de algo com falas vagas e ambíguas, sem nenhuma ação que sustente suas palavras. Ela pode fazer com que você sinta que não quer perdê-la ou o que ela promete. Mas isso não coincide com o fato de que não há nenhuma atitude que confirme as promessas.
3. A pessoa está (muito) menos interessada do que você
Outro sinal importante é se ela raramente inicia o contato por conta própria. Ou demonstra que está interessada em você sem que você entre em contato. Ou seja, cancelar ou não aparecer, e parecer ocupada demais para você – podendo até mesmo ficar ausente por períodos de tempo.
4. As conversas costumam ser superficiais
As mensagens dessa pessoa são caracterizadas por brincadeiras e flertes? Principalmente, as conversas são evasivas. Se, quando você tentar ter uma conversa mais séria, ela não estiver disponível, ficar chateada ou irritada – ou mudar de assunto constantemente, isso pode ser um sinal de breadcrumbing.
5. Você nunca sabe qual é a sua posição em relação à pessoa
Um último sinal para prestar atenção é que, como as pessoas que praticam o breadcrumbing são esporádicas, inconsistentes e imprevisíveis em suas manifestações de interesse, muitas vezes você fica confuso e frustrado depois de interagir com elas.