A prática journaling ajuda a escrever sobre o que está acontecendo, expressar suas emoções e melhorar seu bem-estar mental.
Você tinha um diário quando era adolescente? Se sim, sabe o efeito positivo que isso faz por colocar para fora suas próprias impressões sobre o que ocorreu naquele dia. E, por que abandonar isso na vida adulta? Essa prática tão tradicional consiste no journaling, a escrita no diário pessoal que se revela libertadora e terapêutica.
De modo geral, por meio dessa atividade, a pessoa registra pensamentos, emoções, experiências e reflexões. A grande diferença é fazer isso de forma livre e sem censura, o que só ajuda a melhorar o bem-estar mental e emocional.
Portanto, vamos apresentar cinco técnicas eficazes para incorporar o journaling em sua vida diária.
5 técnicas de journaling para aplicar
A seguir, apresentamos estas práticas para inserir no seu dia-a-dia. Como veremos, não são exatamente receitas, mas formas de incorporar a prática no cotidiano.
1. Reconheça o que você tem
Aqui, a ideia é criar um diário de gratidão para focar nas coisas positivas da vida e, principalmente, agradecer por elas. Então, reserve alguns minutos antes de dormir para anotar três ou mais coisas que valem sua gratidão diária. Cultivar uma atitude positiva abre para novas experiências.
2. Organize seu dia com um bullet journal
De modo geral, o bullet journal é uma versão moderna das listas de tarefas e mapas mentais. Trata-se de uma ferramenta ideal para nos manter organizados e produtivos no dia a dia.
Por meio de listas com marcadores coloridos, podemos planejar nossas atividades diárias, projetos futuros e até a lista de compras. Você pode até não saber, mas esta é uma das práticas mais comuns de journaling.
3. Aumente sua criatividade com morning pages
As “morning pages” são uma técnica criada pela escritora Julia Cameron para estimular a criatividade e superar o bloqueio criativo. Em suma, consiste em escrever três páginas sem parar todas as manhãs.
O objetivo é liberar os pensamentos e emoções sem censura. Esta prática ajuda a clarear a mente e, sobretudo, encontrar inspiração logo nas primeiras horas do dia.
4. O journaling propõe o autoconhecimento com o registro de emoções
Outra dica é manter um diário para registro de emoções. Isso permite explorar e compreender nossos sentimentos profundamente. Ao registrar nossas reações emocionais ao longo do dia, podemos identificar padrões, gerenciar o estresse e melhorar nossa inteligência emocional.
5. Livre-se da ansiedade com escrita livre
Por fim, a escrita livre, ou freewriting, é uma técnica ancestral que consiste em escrever livremente sobre qualquer tema que nos inspire. Ou seja, sem se preocupar com a estrutura ou a coerência.
Esta prática ajuda a liberar tensões, expressar nossos pensamentos mais profundos e encontrar clareza mental.
Como começar o journaling?
Antes de mais nada, encontrar um momento diário para escrever é essencial. Isso permite refletir sobre as preocupações e reconhecer as alegrias da vida, aumentando a consciência emocional.
Além disso, mais do que seguir métodos específicos, o journaling visa a praticidade e o propósito. Decorações como washi-tapes e marcadores coloridos são opcionais.
O foco é clarear a mente, organizar pensamentos, entender emoções e direcionar a vida de acordo com seus desejos e valores. E, para começar, vale apostar nessas dicas:
- Escolha um caderno que goste ou um bloco de notas para escrever regularmente
- Defina o momento em que quer fazer isso, principalmente quando tiver maior tranquilidade
- Comece com simplificade, sem se preocupar com escritas longas ou perfeitas
- Tenha honestidade e liberdade em se expressar, escrevendo o que vier à mente
- Explore diferentes técnicas, entre as que listamos acima
- Faça disso um hábito, pois a consistência é a chave do journaling
E, por fim, reveja e reflita sobre suas escritas. Afinal, a técnica permite o autoconhecimento e, consequentemente, o crescimento pessoal.