Ator venceu o prêmio de Melhor Ator em 2020 por dar vida a uma nova versão do Príncipe do Crime de Gotham com novo Coringa
Vencedor do Oscar de 2020, Joaquin Phoenix se consagrou como um dos maiores nomes de sua geração após anos de trabalhos impecáveis e personagens incríveis e com sua versão insana do vilão favorito dos fãs da DC Comics, o ‘Coringa‘, Phoenix conquistou sua primeira estatueta dourada do prêmio mais badalado no cinema.
Caso ganhe novamente por sua reprise em ‘Coringa: Delírio a Dois’, o ator pode quebrar um curioso tabu do Oscar — que nunca antes desafiado.
O ano de 2019 é um dos mais especiais para o cinema: ‘Parasita’, ‘Era Uma Vez em Hollywood’. ‘Adoráveis Mulheres’, ‘O Irlandês’, ‘Joias Brutas’, ‘1917’ e, é claro, ‘Coringa’. Todos estrearam no mesmo ano — tornando aquele momento um dos mais especiais e mais bem sucedidos da história recente.
Entre tantos outros títulos que brilharam, a atuação magistral de Joaquin Phoenix como Arthur Fleck em ‘Coringa. Filme de Todd Phillips, foi um dos pontos altos daquele momento. Não por acaso, o astro de 49 anos venceu o prêmio de Melhor Ator no Oscar e em várias outras premiações daquele ano.
Com o lançamento da sequência, ‘Coringa: Delírio a Dois’, que contará com a participação de Lady Gaga em uma narrativa musical bastante diferente da premissa dramática e cheia de suspense do último filme, muitas são as expectativas.
Fazendo uma análise do histórico da cerimônia mais popular da indústria do entretenimento. Nunca antes um ator venceu duas vezes pelo mesmo personagem em dois filmes diferentes.
A Academia tem simpatia pelos trabalhos de Phoenix, Lady Gaga e do diretor, Todd Phillips. Não é difícil de imaginar que o protagonista possa novamente ser indicado ao prêmio. Por isso, a possibilidade aumenta ao se levar em consideração ao ator ‘ignorado’ por sua performance em ‘Napoleão’, de Ridley Scott.
Possível feito histórico
Se Joaquin Phoenix tiver a sorte de ser indicado novamente, já será histórico; se ganhar, então, vai direto para os livros! Outro curioso fato é que, caso vença, mais um recorde pode ser quebrado: o Coringa será um dos mais premiados personagens da história do Oscar! Tendo em vista que Heath Ledger venceu postumamente o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Por sua inesquecível performance do Príncipe do Crime de Gotham na adaptação de Christopher Nolan, ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’.
Caso o cenário saia do mundo da imaginação e se torne real, o Coringa estará ao lado de outro personagem no recorde de personas mais premiadas do cinema. Isto é, o absoluto Vito Corleone, de ‘O Poderoso Chefão’, que teve Marlon Brando e Robert De Niro vencendo pelo mesmíssimo papel no Oscar, em filmes diferentes.
No primeiro filme, Brando interpreta a versão mais velha do patriarca dos Corleone, enquanto De Niro dá vida a sua versão jovem, na continuação.
O ator de ‘Uma Rua Chamada Pecado’ venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em 1973, enquanto o mais novo, de ‘Caminhos Perigosos’, em 1975.
Estreia em 4 de outubro nos cinemas
Outra personagem que também recebeu o prêmio duas vezes em filmes diferentes é Anita, de ‘Amor Sublime Amor’. Rita Moreno e Ariana De Bose venceram o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em dois anos diferentes. A primeira pela versão de 1961, enquanto a outra venceu pela mais recente, de 2021, dirigida por Steven Spielberg.
É claro que ainda é cedo para cantar vitória. O filme de Todd Phillips ainda nem chegou aos cinemas. Mesmo assim, é curioso imaginar um cenário tão histórico acontecendo na maior premiação do mundo dos filmes.
‘Coringa: Delírio a Dois’ estreia em 4 de outubro nos cinemas e conta com a participação de Lady Gaga no papel da Arlequina. Aliás, traz uma narrativa musical que deve surpreender a todos.