Obras de coletivo indígena do Amapá trazem como referência a cultura dos quatro povos da região. A exposição acontece até 17 de setembro, com entrada gratuita
A arte indígena contemporânea retratada por obras que misturam os conhecimentos e práticas tradicionais dos povos indígena do Amapá do Oiapoque estará no Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), no projeto ‘Amazônia das Artes’, na Galeria de Arte do Sesc Arsenal. A exposição “Waçá-wará” tem entrada totalmente gratuita e fica disponível para visitação de terça a domingo, das 14h às 21h.
“O objetivo principal é fortalecer a cultura por meio da arte, ao mesmo tempo em que se transmite conhecimentos sobre a história do país. Uma forma de representar as terras indígenas da região por meio de expressões contemporâneas dos conhecimentos e práticas de cada povo indígena”, destaca a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo. Mas a exposição, que é de responsabilidade da regional do Amapá, fica disponível para visitação até o dia 17 de setembro.
As obras produzidas pelo coletivo de artistas e mestres indígenas, representam os quatro povos do Oiapoque, Waçá-wará, fundamentais para a história da arte indígena do país, como Milton Nunes, Keyla Pailur, Yermollay Capipoune e outros. “Propagar essa produção artística fomenta que os indígenas protagonistas de suas próprias histórias, para que elas possam ser difundidas pelos próprios produtores”, completa Ellen.
Todavia composta por 38 peças, a exposição conta com pinturas em tela, esculturas, desenhos e gravuras. Têm o objetivo de transmitir a figura do (a) artista indígena e as expressões dos conhecimentos, além das práticas tradicionais e a individualidade de cada povo.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, tem como presidente José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está sob o comando de José Roberto Tadros.
Serviço
O quê: Exposição “Waçá-wará”
Onde: Galeria das Artes – Sesc Arsenal
Quando: até 17 de setembro (de terça a domingo, das 14h às 21h)
Valor: Gratuito