No momento, você está visualizando Obras de duplicação começam e mudam cenário da BR-163
Quem percorre a BR-163 em MT, já percebe a presença dos maquinários destinados à duplicação da rodovia trabalhando em Diamantino

Obras de duplicação começam e mudam cenário da BR-163

BR-163 em Mato Grosso inicia obras de duplicação

Quem percorre a BR-163 em MT já percebe a presença dos maquinários destinados à duplicação da rodovia trabalhando a partir do km 507, em Diamantino.

Nesta primeira frente de ampliação de capacidade, a Nova Rota do Oeste construirá 86 quilômetros de pista até Nova Mutum (no km 593) e revitalizará a mesma extensão da via já existente. As obras são referentes à ordem de serviço assinada em 1º de julho deste ano, em Nova Mutum. Com a previsão de investimento da ordem de R$ 618 milhões.

A retomada da duplicação da BR-163 é um sonho antigo da população mato-grossense e faz parte do TAC assinado pela Concessionária e ANTT. Contudo, ela é possível com a troca do controle acionário da Concessionária para o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da MT Par. Aliás, o projeto completo prevê a duplicação de cerca de 450 quilômetros da rodovia. Bem como a construção de 34 obras de arte especiais (pontes, trevos e viadutos), sete passarelas, recuperação da via, entre outros elementos. Para atender a todas as demandas do TAC é previsto um investimento de R$ 7,5 bilhões em um prazo máximo de 8 anos.

BR-163

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, afirma que, embora essa primeira frente de obra tenha prazo de 2 anos para conclusão, há um esforço para que seja entregue o mais rápido possível.

O serviço que dá início à duplicação é a limpeza do terreno, com remoção da vegetação existente, devidamente autorizada e licenciada pelos órgãos ambientais. Após essa etapa, o Consórcio Construtor BR-163/MT entrará na fase da terraplanagem. Como o trabalho feito no terreno ao lado da rodovia, neste momento não há interferência no fluxo de veículos.

Para o segundo ano de obra, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum, construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois viadutos no km 572 e no km 592, já em Nova Mutum.

Para dar celeridade à entrega da duplicação aos usuários da BR-163, a Nova Rota do Oeste fará a liberação do trecho a cada oito quilômetros de ampliação. Por isso, desviará o fluxo de veículos para a pista nova e recuperando a existente de forma simultânea.

Plano de ataque

Desde que assumiu o controle da Nova Rota do Oeste, o Governo de Mato Grosso e a MT Par, colocam em prática o plano de ataque previsto para melhorar a trafegabilidade na BR-163. Em dois meses, anunciaram R$ 820 milhões em investimentos, sendo R$ 202 milhões em manutenção e outros R$ 618 milhões em duplicação.

Mas um dia após a troca de controle, deram início à recuperação do pavimento entre Cuiabá e Sinop com a assinatura de cinco ordens de serviço. Menos de dois meses depois, assinaram a ordem de serviço para duplicação do primeiro trecho, a partir de Diamantino.