No momento, você está visualizando Obras do novo Hospital Júlio Müller estão 80% concluídas
As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão 80% concluídas. Licitação para retomar as obras do novo hospital ocorreu em 2020 - Foto: Secom-MT

Obras do novo Hospital Júlio Müller estão 80% concluídas

Investimento do novo Hospital Júlio Müller  de R$ 221 mihões em recursos do Governo de Mato Grosso e UFMT

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão 80% concluídas. A licitação para a retomada das obras do novo hospital ocorreu em 2020 e a obra retomada pelo Governo de Mato Grosso em 2021.

O novo hospital começou a construído em 2012, pelo Consórcio Normandia. As obras deveriam ter concluídas em 2014, antes da Copa do Mundo, para que a estrutura servisse de apoio médico durante o evento. No entanto, apenas 9% do projeto executado, o que levou à rescisão do contrato no final de 2014, ficando paralisada por sete anos.

Após a paralisação, a estrutura ficou abandonada e, em gestões anteriores, foi condenada devido às condições do terreno, que sofria com alagamentos recorrentes. Além da drenagem, apontaram outros problemas apontados como inviabilizadores das obras relacionados ao sistema de captação de água e de esgoto.

A partir de 2019, por determinação do governador Mauro Mendes, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), retomou o projeto e realizou todos os estudos necessários para viabilizar a retomada das obras.

Uma nova licitação ocorreu em 2020, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), no qual a empresa vencedora é responsável pela elaboração dos projetos e pela execução das obras. O Consórcio JL-MBM foi o vencedor do processo e assinou o contrato ainda em 2020. Após elaborar os projetos, as obras recomeçaram em novembro de 2021.

 O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destacou o trabalho realizado pelo Governo

“No começo de 2019 esta obra estava parada, com o terreno completamente alagado. Nós buscamos todas as soluções necessárias para resolver os problemas que inviabilizavam a construção. Por isso, lançamos uma nova licitação e agora a obra já está 80% executada”, afirmou.

O novo hospital construído em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), que dividem o investimento de R$ 221,1 milhões.

O projeto, contudo, prevê a construção de oito blocos, 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios e diversas áreas de suporte, incluindo um banco de sangue e triagem.

O complexo hospitalar está localizado no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. Assim, contará com 58,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 147 hectares, tornando-se o maior hospital do estado.

A nova unidade será um hospital de referência no estado, tanto no atendimento à população quanto na formação de profissionais de saúde. Com a conclusão da obra prevista para este ano, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação do Governo Federal, será responsável por equipar a unidade e por sua administração.