Até recentemente, pensava-se que muitas obras dos lendários Irmãos Grimm teriam se perdido após a Segunda Guerra Mundial
As obras perdidas dos Irmãos Grimm foram eternizadas em nossa memória com histórias como ‘João e Maria’, ‘O Príncipe Sapo’, ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Rapunzel’, ‘Bela Adormecida’, ‘Cinderela’ e ‘Branca de Neve’, muito graças às emblemáticas animações da Disney, desde a primeira metade do século passado. A autoria dessas histórias, são os irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm.
De Cinderela a Branca de Neve: Veja contos perturbadores dos Irmãos Grimm
Mesmo sendo suas histórias tão consagradas, um evento histórico levou todo mundo a acreditar que muitas de suas obras tinham se perdido para sempre. Ou seja, a Segunda Guerra Mundial, que destruiu vários museus e bibliotecas por várias áreas da Europa. Porém, recentemente, descobriram vários volumes originais dos Irmãos Grimm na coleção da Biblioteca da Universidade Adam Mickiewicz, localizada em Poznan, Polônia.
Conforme repercutido pela Heritage Daily, de fato, muitas obras dos Grimm perdidas com a guerra, o que torna surpreendente o achado recente de 27 volumes originais da obra. Especula-se que os livros chegaram ao local no período, logo após o início da guerra, com o movimento das coleções da biblioteca.
Estas obras consistem basicamente em gravuras e edições valiosas sobre os Irmãos Grimm, servindo como fontes valiosas para compreender os métodos de pesquisa utilizados pela dupla. Isso sem mencionar que os irmãos fornecem com meticulosidade o material fonte nas várias notas de rodapé e índices das publicações. Incluindo o material fonte escrito e sublinhados em anotações manuscritas.
“Há muito se pensava que os volumes encontrados na Biblioteca da Universidade haviam perdidos durante a Segunda Guerra Mundial. Têm um valor significativo na sua contribuição para o desenvolvimento da investigação moderna sobre a produção literária e científica dos Irmãos”, afirmam os pesquisadores responsáveis pela descoberta em comunicado do Ministério da Ciência e Ensino Superior da Polônia.
Legado dos Grimm
Mais conhecidos como ‘Irmãos Grimm’, a dupla ficou bastante popular por contar uma série de lendas, novelas e histórias folclóricas da Europa. Em princípio, não destinadas ao público infantil (de forma que, na maioria dos casos, os finais podem ser até mesmo perturbadores).