No momento, você está visualizando Finalizadas obras de primeiro viaduto da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Nova Mutum-Lucas
Rumo finaliza as obras do primeiro viaduto da ferrovia de Integração de Mato Grosso, que liga Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.

Finalizadas obras de primeiro viaduto da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Nova Mutum-Lucas

A Rumo confirmou que finalizou as obras do primeiro viaduto da Ferrovia de Integração de Mato Grosso, que vai ligar as cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde

Localizada em Rondonópolis, a obra passa por cima da Ferrovia BR-163, construída sem interromper o tráfego intenso da rodovia. Assim, a nova ferrovia terá mais de 700 km ligando o Médio-Norte ao Sul do estado, sempre em direção ao Porto de Santos (SP).

O viaduto tem 107 metros de extensão e quatro vãos, sendo dois laterais com 23 metros de altura, e dois centrais com 30 metros de altura. A obra  envolveu 120 profissionais do setor de engenharia e construção, 50 equipamentos. Além disso, não registrou nenhum acidente durante os 220 dias de trabalho.

De material, utilizaram 190 mil metros cúbicos de terra, 1.900 m³ de concreto e 250 toneladas de aço.

A empresa informou ainda que deslocou in loco as partes pré-moldadas que compõem o viaduto. Desse modo, as vigas foram movimentadas por guindastes com capacidade para içar 450 toneladas. Na área ambiental, a concessionária detalha que mapeou e acompanhou o resgate da flora e fauna locais em uma área total de 16 hectares, equivalente a 16 campos de futebol.

A entrega do viaduto faz parte de um cronograma dividido em módulos e com investimento total estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. “Estima-se a geração de 186 mil empregos no Estado de Mato Grosso, potencializando a economia e tornando o país mais capacitado para o desenvolvimento sustentável. O projeto da ferrovia estadual consiste em um importante corredor logístico. Assim, ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá no estado do Mato Grosso”, ressaltou a concessionária.

Novas obras de grande porte

Para a primeira fase de 211 quilômetros até Campo Verde, os custos aproximados são de R$ 4 bilhões. A construção desse trecho deve finalizar em 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações. Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Rumo deve iniciar as obras de terraplanagem e drenagem dos 211 quilômetros previstos entre as cidades de Rondonópolis e Campo Verde, que receberá novas obras de grande porte.