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Rumo finaliza as obras do primeiro viaduto da ferrovia de Integração de Mato Grosso, que liga Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.

Finalizadas obras de primeiro viaduto da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Nova Mutum-Lucas

A Rumo confirmou que finalizou as obras do primeiro viaduto da Ferrovia de Integração de Mato Grosso, que vai ligar as cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde

Localizada em Rondonópolis, a obra passa por cima da Ferrovia BR-163, construída sem interromper o tráfego intenso da rodovia. Assim, a nova ferrovia terá mais de 700 km ligando o Médio-Norte ao Sul do estado, sempre em direção ao Porto de Santos (SP).

O viaduto tem 107 metros de extensão e quatro vãos, sendo dois laterais com 23 metros de altura, e dois centrais com 30 metros de altura. A obra  envolveu 120 profissionais do setor de engenharia e construção, 50 equipamentos. Além disso, não registrou nenhum acidente durante os 220 dias de trabalho.

De material, utilizaram 190 mil metros cúbicos de terra, 1.900 m³ de concreto e 250 toneladas de aço.

A empresa informou ainda que deslocou in loco as partes pré-moldadas que compõem o viaduto. Desse modo, as vigas foram movimentadas por guindastes com capacidade para içar 450 toneladas. Na área ambiental, a concessionária detalha que mapeou e acompanhou o resgate da flora e fauna locais em uma área total de 16 hectares, equivalente a 16 campos de futebol.

A entrega do viaduto faz parte de um cronograma dividido em módulos e com investimento total estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. “Estima-se a geração de 186 mil empregos no Estado de Mato Grosso, potencializando a economia e tornando o país mais capacitado para o desenvolvimento sustentável. O projeto da ferrovia estadual consiste em um importante corredor logístico. Assim, ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá no estado do Mato Grosso”, ressaltou a concessionária.

Novas obras de grande porte

Para a primeira fase de 211 quilômetros até Campo Verde, os custos aproximados são de R$ 4 bilhões. A construção desse trecho deve finalizar em 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações. Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Rumo deve iniciar as obras de terraplanagem e drenagem dos 211 quilômetros previstos entre as cidades de Rondonópolis e Campo Verde, que receberá novas obras de grande porte.