No momento, você está visualizando Oficina em Cuiabá levará demandas de Mato Grosso para o novo Plano Nacional de Cultura
Cuiabá vai sediar nos próximos dias 28 e 29 de novembro, a Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura – etapa Mato Grosso - Foto: Secel-MT

Oficina em Cuiabá levará demandas de Mato Grosso para o novo Plano Nacional de Cultura

Oficina em Cuiabá nos dias 28 e 29 na UFMT terá participação gratuita

Cuiabá vai sediar nos próximos dias 28 e 29 de novembro, a Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura – etapa Mato Grosso. Ocorrerá de forma presencialmente no bloco da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com participação gratuita.

O evento tem como objetivo contribuir com a construção do texto-base do Novo Plano Nacional de Cultura, a partir das diretrizes da 4ª Conferência Nacional de Cultura. A inscrição, portanto, deve ser feita por este link: https://forms.gle/JohM7UszcWPFNzJa9

A realização da oficina na capital mato-grossense é do escritório estadual do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Bem como do Comitê de Cultura de Mato Grosso e conta com apoio da UFMT.

A oficina será ministrada pela diretora de Articulação e Governança, Desirée Tozi, e pelo diretor do Sistema Nacional de Cultura, Junior Afro. Aliás, ambos da Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC.

Novo PNC definirá as políticas culturais do Brasil para os próximos 10 anos

A apresentação de quinta-feira (28), das 14h às 18h, trz o percurso de construção do Plano Nacional de Cultura. Enquanto que na sexta-feira, das 9h às 17h, é a vez das trocas de experiências para a construção colaborativa do texto-base do Novo Plano Nacional de Cultura.

Vale destacar que o novo PNC definirá as políticas culturais do Brasil para os próximos 10 anos. Tal oficina está sendo construída coletivamente em cada unidade federativa e a agenda nacional segue até o dia 14 de dezembro. Após essa data, um esboço do plano ficará disponível na plataforma Participa + Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/) até o final de dezembro. Nesse campo, portanto, qualquer pessoa poderá visualizar o plano e sugerir inclusões e alterações.

A expectativa é de que em janeiro o material esteja finalizado. Posteriormente, seguirá para o Congresso Nacional para apreciação. Se aprovado, entrará em operação no ano de 2025. O plano terá a vigência até 2035.

Sobre o Escritório do MinC em Mato Grosso

Cuiabá é sede do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso e a equipe realiza atividades de articulação com os municípios mato-grossenses, executa as políticas públicas culturais federais e atende os cidadãos sobre a aplicação de tais políticas.

Informações: (65) 9 9265-0240 (Lígia Viana).

Sobre o Comitê de Cultura de Mato Grosso

Gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atende ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.

O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso. Ou seja, em territórios prioritários aprovados no chamamento público.

Serviço

O que: Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura – Mato Grosso
Data: quinta (28.11) e sexta-feira (29.11)
Local: Universidade Federal de Mato Grosso – Bloco da Faculdade de Direito