Você está visualizando atualmente Orquestra da UFMT promove coleta para o Abrigo Bom Jesus
Movimento social da Orquestra Sinfônica da UFMT incentiva doações para casa que cuida de idosos

Orquestra da UFMT promove coleta para o Abrigo Bom Jesus

A Orquestra Sinfônica da UFMT contribui incentivando na  arrecadação de alimentos e ajuda social e se apresenta neste domingo (5)

A retomada das atividades da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é um momento de mobilização da sociedade cuiabana também para a solidariedade. Na compra do ingresso, por meio do site da Fundação Uniselva, o público pode contribuir com o Abrigo Bom Jesus, instituição de longa permanência para idosos que atua em Cuiabá.

Com dois quilos de alimento para o Abrigo Bom Jesus é possível pagar o preço promocional de R$ 50 pelo ingresso para o espetáculo da Orquestra Sinfônica da UFMT. A parceria surgiu primeiramente a partir da conversa entre o presidente do Abrigo Bom Jesus, José Duarte e a Orquestra da UFMT que teve um resultado rápido e favorável.

No contato com a UFMT, o abrigo informou que há dificuldades de manter as cinco refeições diárias; bem como todo o material de higiene e limpeza, em especial o volume de fraldas usadas, atualmente em 5 mil mensais.

“É uma oportunidade de beneficiar os idosos do Abrigo Bom Jesus, com os alimentos que serão arrecadados. São praticamente 90 idosos acolhidos e somos a única instituição de longa permanência em Mato Grosso com esse porte. Ademais, temos idosos de até 104 anos. São 82 anos de existência com psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais”, destacou Marcia Ferreira, Conselheira da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Atualmente a folha de pagamento é composta por 50 pessoas, entre diferentes profissionais.

Campanhas sociais

O maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, conta que desde sempre há parcerias sociais envolvendo a Orquestra.

“Quer seja com brinquedos na época de Natal, livros destinados a bibliotecas públicas; roupas em época de frio e principalmente alimentos. Quer seja leite, ou alimentos não perecíveis. É da alma da Orquestra esse trabalho solidário na arrecadação de alimentos”, disse o maestro; reforçando então o caráter público da Orquestra e sua amplitude social.

Márcia Ferreira conta que o Abrigo é uma das instituições beneficentes mais antigas de Mato Grosso e sofreu durante a pandemia de Covid-19. “O Abrigo Bom Jesus tem um carinho muito grande pela comunidade, não só de Cuiabá, mas como de todo o Estado. Nesses últimos dois anos com a pandemia e o afastamento que tivemos de manter dos nossos idosos, as doações caíram drasticamente. Está voltando agora as visitas agendadas porque o cuidado permanece”, reforça a conselheira.

Parceria é colaboração através da arte

De acordo com a conselheira do Abrigo Bom Jesus a parceria com a Orquestra Sinfônica da UFMT é uma resposta feliz a colaboração proposta pelo abrigo. A expectativa de Marcia Ferreira é que o abrigo possa receber doações ainda mais especiais no futuro.

“Nós temos incentivado e recebido respostas de inúmeras organizações públicas e entidades privadas, grupos de amigos, aniversariantes que coletam alimentos e fraldas, que o nosso consumo é de cerca de 5 mil unidades por mês. É uma felicidade saber que os músicos e a instituição Orquestra Sinfônica estará mais uma vez junto e colaborando através da arte”, afirmou.

“Tão logo passe tudo isso que a gente tá vivendo, de pandemia, de preocupações com a saúde pública, a gente espera que retomemos a maior doação que o Abrigo pode receber. A doação do tempo de cada um para um abraço, uma conversa com o idoso. Portanto, a gente tem fé que logo vamos retomar a normalidade”, finalizou.