Além de uma boa noite de sono, existem outros tipos de descanso importantes para se ter
Será que descansar é apenas pegar no sono? Muitas gente não se dá conta, mas o ato do descanso vai além do repouso físico, e existem vários tipos de descanso que você pode ter para repor energias e revigorar o corpo e a mente.
Mas será que você sabe quais são todos deles? Abaixo listamos cinco tipos de descansos para se ter:
Descanso físico
É o tipo mais conhecido e o mais associado ao ato de descansar. Pode ser ativo, ou seja, praticado em atividades que estimulam a circulação e a flexibilidade, como yoga, alongamento e massagem, ou passivo: dormir e tirar um cochilo.
Descanso mental
Pode ser praticado em pequenas pausas durante o dia de trabalho – de preferência, de duas em duas horas. Mas elas precisam ser feitas sem pressa, para lembrá-lo de desacelerar. Uma outra forma de descansar a mente é manter um caderno ao lado da cama para anotar qualquer pensamento que esteja te impedindo de pegar no sono.
Descanso sensorial
Nossos sentidos são bombardeados de estímulos o tempo todo. Telas, luzes, barulhos, muitas conversas, notificações no celular. Isso pode fazer com que eles entrem em sobrecarga. Por isso, é importante praticar o descanso sensorial optando por, por exemplo, fechar os olhos por um minuto no meio do seu dia ou até mesmo por não usar aparelhos eletrônicos ao final de cada dia.
Descanso emocional
Para praticar o descanso emocional, você precisa reservar um tempo do seu dia para se expressar livremente sobre seus sentimentos, sem se preocupar com julgamentos ou em agradar os outros. A terapia pode ser importante para te auxiliar nisso.
Descanso social
O segredo para o descanso social é manter apenas os bons amigos por perto. É preciso identificar os relacionamentos que são positivos e aqueles que nos drenam energia para fazer uma faxina no nosso convívio social. Certifique-se de que está cercado de pessoas positivas e que te apoiam.