Você está visualizando atualmente Outubro Rosa lembra hábitos que protegem do câncer de mama
Outubro Rosa chega abrindo espaço para compartilhar informações e promover conscientização do tema

Outubro Rosa lembra hábitos que protegem do câncer de mama

Em 90% dos casos a mulher pode identificar os sintomas e se prevenir

Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para controle de câncer de mama, abre espaço para compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença.

Antes de mais nada, enfrentar a verdade e desmistificar tabus sobre o câncer de mama é um dos objetivos do Outubro Rosa. Além disso, a cor rosa foi adotada como símbolo e outubro é o mês que inicia-se o diálogo sobre esse tema.

Dessa forma, o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), preparam um planejamento voltado para a Campanha do Outubro Rosa dedicado à conscientização e controle do câncer de mama.

A princípio, a campanha vai ter sua inauguração em 01 de outubro com um café da tarde sendo oferecido aos servidores do Centro de Atenção Integral á Saúde da Mulher (CAISM).

Quais os sintomas do câncer de mama?

De acordo com o INCA (Instituo Nacional do Câncer ), o câncer de mama em fases iniciais de sintomas podem ser percebidos pela própria mulher, como:

  • Nódulo fixo e geralmente indolor
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas precisam ser vistos por um médico para avaliação do risco, por se tratar de câncer.

Seja como for, a prevenção do câncer engloba ações para reduzir os riscos de ter a doença. Mantendo a saúde do corpo em dia, é mais fácil encontrar o câncer antes de estar em estágio grave. Assim o tratamento pode ser feito no SUS por todo o Brasil.

Nesse sentido, para lembrar à população sobre a mobilização do Outubro Rosa, a SMS já está pronta para a ação. Agora, é só decorar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com bexigas e laços rosados e, ainda, enfeitar os canteiros das principais avenidas da cidade com rosas de Eva.

De acordo com a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Stephany Paiva Damascena, a Saúde oferecerá 200 laqueaduras para as mulheres que queiram fazer a esterilização definitiva. Do mesmo modo, serão feitas 50 vasectomias para os homens.

Por fim, qualquer empresa pode aproveitar o espaço e proporcionar para seus funcionários as palestras sobre o Outubro Rosa com a SMS. O agendamento pode ser feito pelo e-mail acoesprogramaticas@gmail.com.