A Prefeitura de Rondonópolis preparou uma programação especial durante o Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher
Durante a campanha Outubro Rosa, Rondonópolis ofereceu exames e vários outros serviços voltados à detecção precoce das doenças.
Na abertura do Outubro Rosa, a equipe da Saúde Municipal participou de um ato na Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis – Apor, com uma palestra para as mulheres que passaram por atendimento médico na sede da entidade no período da manhã.
Mais do que promover ações educativas, a campanha Outubro Rosa, da Prefeitura de Rondonópolis, tem como objetivo central conscientizar as mulheres para que realizem os exames e descubram o câncer o mais cedo possível. “É fundamental que todas as mulheres tenham acesso aos exames para prevenção das doenças. A detecção precoce salva vidas, e cabe a nós criar um ambiente de acolhimento, cuidado e incentivo à saúde feminina”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
Dados levantados pelo Município mostram que, em 2024, registraram 63 casos de câncer de mama em Rondonópolis. Já em 2025, de janeiro a agosto, já são 59 casos da doença. Em relação ao câncer de colo uterino, 15 casos foram confirmados em 2024 e, em 2025, de janeiro a agosto, 8 casos.
Estudos apontam que, quando descoberto em estágio inicial, o câncer de colo de útero pode ter até 95% de chances de cura. A mesma situação envolve o câncer de mama, que quando detectado precocemente, pode chegar a 90% de chances de cura.
Programação
Em duas oportunidades, todas as unidades de saúde vão funcionar em horário estendido, para atender especialmente as mulheres. Essas aberturas especiais, no entanto, vão ocorrer no dia 07 de outubro, das 17 às 20h e no dia 18 de outubro, das 7h às 17h.
Entre os serviços disponíveis na abertura especial estarão a realização de exames preventivos (CCO, conhecido como Papanicolau). Assim como exame clínico de mamas; palestras; distribuição de materiais educativos. Testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B, além de atividades em salas de espera.
Assim também, pensaram em ações voltadas à saúde das servidoras públicas municipais. Em duas datas, realizaram mutirões para a coleta de preventivo (CCO) delas.
Aliás, durante o mês terá ainda palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino em empresas e escolas do município. Um pit stop educativo na região central da cidade e uma grande caminhada no dia 26 de outubro acontece pela Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis – Apor.