No momento, você está visualizando “Pac-Man”, a franquia de videogames com receita de US $ 16 bilhões
Pac-Man se estabeleceu como o personagem mais famoso de uma franquia de jogos

“Pac-Man”, a franquia de videogames com receita de US $ 16 bilhões

É inspirado na lenda japonesa, contada às crianças, de uma criatura que os protege de monstros ao comê-los, assim, seria a ideia básica do que se tornaria o Pac-Man

O famoso monstro amarelo de Pac-Man deveria se chamar Puck-Man. Mas a Namco, a empresa por trás do jogo, mudou de ideia no último minuto, com medo de que crianças espertas mudassem o “P” para … “F” nos fliperamas!

No final dos anos 1970, a indústria de videogames como a conhecemos hoje não existia. Os jogos de fliperama estão em sua infância. Pong fez sucesso e Space Invaders, lançado em 1978 na sequência do primeiro Star Wars, confirma o interesse da população – ainda não falamos em “gamers” – em tudo o que se relaciona com o espaço. Especialmente quando se trata de matar alienígenas … Space Invaders, na verdade, causou uma escassez de moedas no Japão.

A ideia básica do que se tornaria o Pac-Man

Toru Iwatani, 22, japonês, trabalha na Namco, especificamente na nova divisão de videogames da empresa. Ele é designer de jogos e trabalha com programador, pois não tem conhecimento de programação. Ele quer desenvolver o bilhar elétrico (“pinball”), mas seus patrões se opõem a isso.

Ele então criou o Gee Bee, um jogo de padel. Mas a Namco, portanto, quer seu equivalente Space Invaders. No entanto, Toru Iwatani não acredita na sustentabilidade dos jogos de tiro, vendo-os apenas como um modismo que está fadado a passar. Ele então começa a imaginar um jogo sem violência, que pode agradar tanto a mulheres quanto a homens.

É inspirado na lenda japonesa, contada às crianças, de uma criatura que os protege de monstros ao comê-los. A ideia básica do que se tornaria o Pac-Man nasceu então. Iwatani concentra-se na boca, circunda-a (em japonês, o ideograma para “boca” é quadrado), dispensa a adição de olhos.

Em uma entrevista para o 30º aniversário do jogo, Toru Iwatani explica: “A comida é a outra parte do conceito básico. No meu conceito inicial, coloquei o player no meio da comida que enchia a tela. Pensando nisso, percebi que o jogador não saberia exatamente o que fazer. O objetivo do jogo seria obscuro. Então criei um labirinto e coloquei a comida nele. Na verdade, o jogador teria uma certa estrutura ao se mover pelo labirinto. Os japoneses têm uma gíria, “paku paku”, que usam para descrever o movimento da boca abrindo e fechando enquanto comem. O nome “Puck-Man” vem desta palavra. ”

O criador também adiciona quatro fantasmas – os monstros do conto infantil, aos quais dá os nomes de Pinky, Akabei, Aosuke e Guzuta – que aparecem em ondas, como em Space Invaders. Então, Toru Iwatani decide colocar quatro “super pac-goma”, permitindo comer os fantasmas.

O delírio

Finalmente, 17 meses de desenvolvimento depois, “Puck-Man” faz sua aparição nos fliperamas japoneses. É 22 de maio de 1980. Nos Estados Unidos, a Midway Games obtém a licença para operar consoles de fliperama. O nome é alterado, o jogo se torna Pac-Man e os fantasmas são renomeados como Blinky, Pinky, Inky e Clyde. E, em 10 de outubro de 1980, os americanos descobriram a obra.

Os jogadores adoram, e Midway vende mais de 100.000 fliperamas em seu primeiro ano. A Sra. Pac-Man apareceu dois anos depois. Rapidamente, Pac-Man se estabeleceu como o personagem mais famoso de uma franquia de jogos.  Nos Estados Unidos, ele atingiu o reconhecimento de 94%. E, desde então, os direitos de uso dos visuais foram adquiridos por mais de 250 empresas. Colocaram mais de 400 produtos no mercado.

Quanto aos números, eles deixam você tonto. Só os jogos de arcade valem US $ 7,6 bilhões, segundo o site especializado US Gamer. A Sra. Pac-Man vale US $ 2,4 bilhões. Os títulos geraram receita superior a US $ 16 bilhões. E, isso, sem contar os derivativos, os direitos pagos pelo filme Pixels etc.

Sem dúvida, o Pac-Man ainda tem um futuro brilhante pela frente!

Ft: journaldequebec