No momento, você está visualizando Países do Brics se unem para eliminar “doenças da pobreza”
Os países do Brics lançaram oficialmente nesta segunda-feira (7) a Parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas (DSDs).

Países do Brics se unem para eliminar “doenças da pobreza”

Os países do Brics lançaram oficialmente nesta segunda-feira (7) parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas (DSDs)

A ideia é que os países do Brics se unam para eliminar doenças que, muitas vezes, não afetam países ricos. E portanto, não são consideradas na destinação de recursos para pesquisas nesses países.

O objetivo é fortalecer a cooperação, mobilizar recursos e avançar esforços coletivos para a eliminação integrada dessas doenças. Ou seja, elas têm sua incidência agravada pela pobreza, desigualdade social e barreiras de acesso à saúde. Portanto, faz com que sejam mais prevalentes no Sul Global.

A parceria incluirá as doenças que são reconhecidas como DSDs pelos países membros do Brics. Isso de acordo com as realidades de cada um deles.

Entre as doenças que deverão entrar no escopo da ação estão:

  • tuberculose,
  • hanseníase,
  • malária e
  • dengue.

Até o momento, fazem parte da parceria os 11 países do Brics. Isto é, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Além da Malásia, Bolívia e Cuba, países parceiros do fórum, que também aderiram à medida.

Os países deverão se unir para a promoção de pesquisa e desenvolvimento de abordagens inovadoras para saúde, vacinas, prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento. Além disso, deverão incentivar investimentos internacionais ampliados, fortalecendo esforços diplomáticos. Para colocar a eliminação das DSDs no centro da agenda global de saúde e buscar a priorização dessa questão em fóruns multilaterais e regionais.

A iniciativa discutida nas reuniões que antecederam a Cúpula de Líderes do grupo, constou também da Declaração Final da 17ª Reunião de Cúpula, a Declaração do Rio de Janeiro, divulgada neste domingo (6).

O tema uma das oito prioridades escolhidas pela presidência brasileira do Brics na área da saúde, teve como inspiração o Programa Brasil Saudável. Sendo assim, tem como objetivo enfrentar problemas sociais e ambientais que afetam a saúde de pessoas em maior vulnerabilidade social.

Nesta segunda, o Brics divulgou documento específico que detalha a nova parceria. O texto inclui a utilização de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, para o combate das doenças.e engajamento com o NDB e outras instituições financeiras.

Fobte: agênciabrasil