O papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma
Internado desde o dia 14 de fevereiro e com quadro estável, neste domingo (9), o papa Francisco acompanhou do Hospital Gemelli, em Roma, “exercícios espirituais” da Cúria Romana por meio de vídeo. Além disso, ele também recebeu visitas no hospital. A atualização foi comunicada pelo Vaticano.
Na manhã deste domingo, Francisco recebeu visita do secretário de Estado, o cardeal Parolin, e do substituto da Secretaria de Estado, o dom Peña Parra, “e participou da missa com quem o assiste nestes dias”, informou o boletim.
Sobre seu estado de saúde, o papa segue com seu tratamento e a fisioterapia respiratória e motora. Bem como a dieta prescrita pelos médicos que inclui alimentos sólidos.
“O estado do Santo Padre permanece estável, com ligeiras melhoras graduais, como relatado no boletim médico (8) à noite. Em um quadro que permanece complexo e que leva os médicos a manter prudentemente o prognóstico reservado”, complementou o Vaticano.
Na noite deste domingo, após a oxigenação de alto fluxo com o uso de cânulas nasais durante o dia, ele voltará a utilizar a ventilação mecânica não invasiva, conforme planejado. O próximo boletim médico está previsto para divulgado na segunda-feira (10), à noite.
Noite tranquila
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que “a noite foi tranquila e o Papa está descansando”. Na noite de sábado, “a condição clínica do Santo Padre nos últimos dias permaneceu estável e, consequentemente, mostra uma boa resposta às terapias. Há, portanto, uma melhora gradual e leve”, segundo as fontes oficiais.
A declaração também mencionou que o papa não teve febre, a troca de gases respiratórios melhorou e os resultados dos exames de sangue são estáveis. Ao mesmo tempo, “os médicos prudentemente sustentam o prognóstico ainda reservado”, já que continuarão a monitorar essas melhorias nos próximos dias.