Cuiabá escolhida como uma das sedes para reuniões do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo
A indicação para a cidade sede para reuniões do G20 foi do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e, ao longo do mandato, organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho. Assim, cerca de 20 reuniões ministeriais, culminarão com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que ocorre no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.
A descentralização das atividades é uma inovação desta edição, transformando o G20 em um fórum mais acessível e representativo. Aliás, a realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas cinco regiões é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural. Bem como fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes.
Calendário do G20
Capital de Mato Grosso, estado que carrega o título de maior produtor de soja, milho e algodão e também abriga o maior rebanho bovino do país, Cuiabá receberá então a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura, marcada para os dias 12 e 13 de setembro. Ao todo, estarão presentes 15 cidades-sede no Brasil.
O GT da Agricultura, conta com a liderança dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA).
O grupo tem como foco o papel central da agricultura na economia global, além de na segurança alimentar das populações.
Sobre o GTA
O GT de Agricultura tem a liderança dos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Pesca e Aquicultura (MPA). Além de Relações Exteriores (MRE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O G20
Grupo dos 20 é formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.