O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães se destaca como um dos principais e mais belos pontos turísticos do Mato Grosso
As belezas e os atrativos turísticos são destaques que saltam aos olhos quando falamos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A cachoeira do Véu de Noiva, é o principal atrativo turístico do parque e vários passeios dentro da unidade de conservação estão disponíveis de maneira gratuita.
Outros locais muito bem apreciados e disponíveis para visitação são a Cidade de Pedra, a Crista de Galo e o Poço das Antas. Todos esbanjam muita beleza e tem preservação de seus recursos naturais.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma área natural do Cerrado brasileiro, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A unidade de conservação já existe desde abril de 1989 e protege amostras significativas dos ecossistemas locais e sobretudo assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.
Contando então com a supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio), esses recursos são adequados para visitação, educação e pesquisa. O véu de noiva é o principal atrativo turístico do parque e é o cartão postal do local. Na unidade é possível fazer diversos passeios turísticos gratuitamente.
Um dos destaques que também merece uma menção aqui trata-se da Cidade de Pedra; que então proporciona uma vista panorâmica dos paredões encobertos pelo verde do Cerrado. Por lá é possível se realizar trilhas; além disso visitar a Crista de Galo e mergulhou no Poço das Antas, um lugar onde possui águas cristalinas.
Outro local para visitação é o Rio Claro, onde é possível fazer uma flutuação com vários peixes da região. O Parque está aberto para que se receba visitação todos os dias, inclusive, finais de semana e feriados.