Estrutura pode ter sido usada para extrair pedras para construir edifícios durante o governo do rei Herodes na Judeia. Isso no final do período do Segundo Templo
A estrutura de 2 mil anos é da época em que o rei bíblico Herodes governava a Judeia. Uma enorme pedreira, uma das maiores já encontradas em Jerusalém, descoberta em uma escavação na área industrial de Har Hotzvim, em Israel.
Conforme comunicado publicado em 1º de agosto no Facebook pela Autoridade de Antiguidades de Israel, os arqueólogos exploraram uma área extensa de 3,5 mil m². Ou seja, apenas uma seção da pedreira massiva.
“O impressionante tamanho das pedras produzidas por esta pedreira provavelmente indica que destinadas a um dos muitos projetos reais de construção em Jerusalém no final do período do Segundo Templo, começando sob o reinado do rei Herodes, o Grande, entre 37 a 34 a.C.”, diz a publicação.
Vaso de purificação de pedra do tipo que serviu à comunidade judaica durante o período do Segundo Templo
Os diretores da escavação Michael Chernin e Lara Shilov, supõem que algumas das pedras de construção extraídas da pedreira viraram lajes de pavimentação para as ruas de Jerusalém naquele período.
“A maioria das pedras de construção extraídas daqui eram enormes lajes de rocha. Com comprimento de cerca de 2,5 metros, largura de 1,2 metros e espessura de 40 centímetros”, dizem Chernin e Shilov. “Cada bloco extraído pesava duas toneladas e meia!”.
Em um canto da pedreira, os arqueólogos acharam um vaso de pedra intacto. “Este é um vaso de purificação de pedra do tipo que serviu à comunidade judaica durante o período do Segundo Templo”, explica Shilov. “É possível que o produziram no próprio local da pedreira, ou então, especialmente trazido para o local para o benefício dos trabalhadores.”
Também descobriram vasos de pedra exibidos ao público durante futuros passeios do complexo arqueólogico Jay and Jeanie Schottenstein. Sendo assim, está sendo construído desde 2012, sem data definitiva para entrega.