Pelo menos 48 pessoas morreram devido às fortes chuvas que bateram recordes na Europa Ocidental, provocando enchentes que varreram casas e inundaram porões (15/7). Do total de mortos, 42 foram na Alemanha e seis na Bélgica. Holanda e Luxemburgo também tiveram áreas afetadas.
A Alemanha tem ao menos 70 pessoas desaparecidas. Dezoito pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas no centro de Ahrweiler, no estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha, de acordo com a polícia, depois que o nível do rio Ahr subiu e derrubou meia dúzia de casas. Oito pessoas morreram na região de Euskirchen, ao sul da cidade de Bonn, disseram as autoridades.
Na Bélgica, dois homens morreram devido às chuvas torrenciais e uma menina de 15 anos estava desaparecida após ser arrastada por um rio transbordando. Centenas de soldados ajudaram a polícia nos esforços de resgate, usando tanques para limpar os deslizamentos de terra e árvores caídas que ocupavam estradas, enquanto helicópteros içavam os que estavam presos nos telhados de suas casas para um local seguro.
As enchentes causaram a pior perda em massa de vidas na Alemanha em anos. As inundações em 2002 mataram 21 pessoas no leste da Alemanha e mais de 100 em toda a região central da Europa. A chanceler Angela Merkel expressou seu pesar. “Estou chocada com a catástrofe que tantas pessoas nas áreas de enchente têm que suportar. Minha solidariedade vai para as famílias dos mortos e desaparecidos.”
Ft:cnn