Escolas da rede municipal participam de pesquisa das universidades de Sorbonne e UFMT
Os CMEI São Domingos Sávio e Izabel Pinto de Campos foram selecionados para participar de uma pesquisa da universidades de Sorbonne. Nesta pesquisa, irão estudar a relação da criança da Educação Infantil com o espaço externo. Para então o diagnóstico entre semelhanças e diferenças da realidade desse público da América Latina com a da Europa.
As tratativas para a realização desse estudo tiveram início na semana passada com a reunião promovida na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entre a equipe da SMECEL, chefiada pela superintendente Pedagógica, Luz Maria Coelho, com as professoras Rute Cristina Domingues da Palma, diretora do Instituto de Educação da UFMT, e Daniela Freire, coordenadora do Grupo de Pesquisa em psicologia da infância da UFMT.
De acordo com Luz Marina, a pesquisa realizada nos dois Centros de Educação Infantil de Várzea Grande faz parte de uma colaboração internacional entre as Universidades de Sorbonne, da França com a Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisadores da Colômbia, do Uruguai e pesquisadores especialistas em geografia da infância brasileira das Universidades Federais Fluminense no Rio de Janeiro e de Juiz de Fora em Minas Gerais.
Segundo a professora da UFMT, Rute Cristina, o processo da pesquisa e a realização do seminário deverá ocorrer em 14 a 23 de agosto. “Serão duas semanas de imersão no campo, para conhecer a realidade das duas unidades escolares da rede municipal. Em seguida, com a realização do Seminário Temático para os debates sobre o tema, com a socialização de experiências dos participantes brasileiros com os representantes da Colômbia, Uruguai e da França para a construção de conhecimento” informou.
Além da superintendente da SMECEL, Luz Marina Coelho, participaram da reunião a subsecretária Maria Alice Barros, Lezi Silva, Laura Cecília e Marli Jesus.