Hidrocarbonetos estão localizados a 105 quilômetros da costa do estado do Rio
A Petrobras identificou a presença de hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Campos, em poço exploratório no bloco Norte de Brava. O poço está localizado a 105 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, em profundidade d’água de 575 metros.
Os hidrocarbonetos estão presentes em vários produtos, principalmente nos derivados de petróleo. Com os hidrocarbonetos podemos criar vários itens de interesse, como combustíveis líquidos e gasosos, plásticos, tintas, resinas, asfalto, entre outros.
A perfuração do poço foi concluída e o intervalo portador de hidrocarboneto foi constatado por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises laboratoriais. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.
O bloco Norte de Brava constitui um importante ativo para a exploração do potencial do pré-sal, em particular na Bacia de Campos. O bloco adquirido em dezembro de 2022, no 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção, com licitação realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petrobras é a operadora do bloco e detém 100% de participação.
Outras descobertas
A Petrobras anunciou ter identificado a presença de petróleo em um poço do bloco Aram, na camada pré-sal da Bacia de Santos. Nomeado de Curaçao, o poço fica há 240 quilômetros da costa da cidade de Santos.
“O intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, posteriormente, caracterizados por meio de análises de laboratório. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área”, informou em nota a estatal.
A Bacia de Santos é uma bacia sedimentar marítima que se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina. Nessa área, estão localizados diferentes campos com importantes reservas na camada pré-sal.
A exploração de petróleo no bloco Aram ocorreu por meio de um consórcio no qual a Petrobras detém 80% de participação e a chinesa CNODC responde pelos outros 20%.
A aquisição aconteceu sob o regime de partilha em março de 2020. Isto é, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com a Petrobras, o consórcio irá continuar as operações para concluir o projeto de perfuração do poço Curaçao. Ou seja, isso permitirá verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.
Fonte: agênciabrasil