Projeto Piano Gente contribui para a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental
Em 2025, a Prefeitura de Cuiabá levou a mais de 50 escolas e creches, abrangendo as zonas rural e urbana, apresentações de balé, saxofone e piano, patrocinando, assim, pela primeira vez, o contato das crianças com as artes, por meio do programa Piano Gente. No total, mais de 1 mil crianças, incluindo professores e servidores, tiveram acesso e conhecimento a essas artes.
Trata-se do programa Piano Gente, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME). Dessa forma, proporciona momentos de arte, cultura, lazer e interação aos estudantes das séries iniciais e do ensino fundamental.
A apresentação cultural tem duração média de uma hora e é conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa Piano Gente. Bem como do saxofonista Juscimar Vida, o pianista Arthur Scharneski e pela bailarina Julia Fernandes. Aliás, acumula experiências em exibições nos grupos Flor Ribeirinha e Flauta Mágica.
Música, cultura, arte e inclusão
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto Piano Gente contribui para a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental, a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.
“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte, que envolve emoção e imaginação, e é imprescindível para a formação humana”.
Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do Piano Gente surgiu ainda na infância, nos momentos em que tocava piano com o pai, que também tinha a identidade de Dário Scherner.
Ele destaca que o objetivo do projeto é garantir acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a interação social.
“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. O Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta. Assim como o acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”.
Mobilização
O Piano Gente contemplou diversas escolas de Cuiabá. Houve apresentações em creches e escolas dos bairros Osmar Cabral, Cinturão Verde (zona rural localizada nas proximidades do bairro Pedra 90), Distrito do Coxipó do Ouro, Distrito da Guia, Jardim Fortaleza, Jardim Vitória, Carumbé, entre outros.


