No momento, você está visualizando 2 Pilares Essenciais para Relacionamentos Saudáveis e Felizes, Segundo Psicólogo
Compreender o que os parceiros mais valorizam, pode criar um vínculo duradouro e relacionamentos mais saudáveis - Foto: Freepik

2 Pilares Essenciais para Relacionamentos Saudáveis e Felizes, Segundo Psicólogo

Relacionamentos românticos têm uma maneira especial de enriquecer nossas vidas por meio da intimidade e conexão

Compreender o que os parceiros mais valorizam pode criar um vínculo duradouro e relacionamentos mais saudáveis para o cultivo de qualidades importantes. Para muitos, o desejo de encontrar um parceiro nasce da esperança de compartilhar a jornada da vida – com todas as suas conquistas, desafios, bem como momentos de tranquilidade – com alguém que esteja presente tanto nos altos quanto nos baixos.

Um estudo de 2023 publicado na Evolutionary Psychology examinou as principais razões pelas quais buscamos conexões românticas e os principais benefícios delas. Assim, os pesquisadores descobriram que relacionamentos de longo prazo tendem a ter qualidades específicas que os tornam profundamente gratificantes, independentemente da idade ou gênero.

Confira o que as pessoas consideram pilares para relacionamentos saudáveis, de acordo com o estudo:

1. Ser “Amado do Jeito Certo”

Um dos maiores atrativos de um relacionamento de longo prazo é a experiência de se sentir profundamente amado e cuidado. O amor saudável não é obsessivo, mas sim confiável, equilibrado e estimulante – algo que muitos desejam em um relacionamento. Isso também envolve ser amado da forma que cada um precisa – seja por meio de palavras, ações ou tempo de qualidade.

Os participantes do estudo, portanto, relataram que estar em um relacionamento comprometido permite que eles experimentem mais emoções positivas, como amor e paixão, além de reduzir os sentimentos de solidão. Eles destacaram vários aspectos disso, incluindo a alegria de atividades compartilhadas, o calor da afeição e o conforto de ter um parceiro constante ao seu lado.

Na verdade, um estudo de 2019 publicado na Evolutionary Psychological Science descobriu que pessoas em relacionamentos frequentemente relatam maior satisfação.

Um aspecto notável desses relacionamentos é o senso de companhia que eles proporcionam. A solidão, que hoje é quase uma epidemia moderna, pode impactar negativamente a saúde mental e física. Os seres humanos são, por natureza, criaturas sociais, e ter alguém com quem compartilhar pensamentos, discutir desafios da vida e simplesmente passar o tempo satisfaz uma necessidade emocional básica de pertencimento.

Além disso, embora não seja a principal razão para buscar relacionamentos de longo prazo, o estudo revelou que experiências sexuais regulares, seguras e satisfatórias também são um benefício significativo. Além do prazer, essa dimensão da intimidade provavelmente reforça a proximidade emocional e a confiança, criando maior satisfação no relacionamento.

2. Receber Apoio Incondicional do Parceiro

Outro pilar do encanto dos relacionamentos é o senso de apoio incondicional. Seja emocional, prático ou financeiro, ter um parceiro em quem se apoiar pode tornar os desafios da vida mais gerenciáveis.

Os pesquisadores descobriram que quase 93% dos participantes identificaram o apoio como um benefício significativo de estar em um relacionamento. Isso pode incluir ter alguém que ofereça conforto em momentos difíceis, compartilhe as responsabilidades do dia a dia e encoraje a busca por objetivos.

Muitos participantes apreciaram os benefícios tangíveis de uma parceria, como dividir despesas e aliviar o estresse financeiro. Embora isso possa não ser tão relevante para indivíduos altamente independentes financeiramente, destaca como os relacionamentos podem se adaptar para atender às necessidades únicas de cada parceiro.

Para outros, o apoio emocional – saber que há alguém disposto a ouvir, cuidar e defender seus interesses – é transformador. A importância de se sentir verdadeiramente compreendido e apoiado não pode ser subestimada. Seja torcendo pelo crescimento pessoal do outro ou simplesmente compartilhando as responsabilidades, o apoio é a base de qualquer relacionamento saudável.

Claro, isso é uma via de mão dupla. Os pesquisadores sugerem que os casais encontram valor nos relacionamentos tanto ao dar quanto ao receber cuidados, criando um ciclo de apreciação mútua que alimenta a conexão a longo prazo.

Compreender o que os parceiros mais valorizam em um relacionamento pode ajudar a criar um vínculo que cultive essas mesmas qualidades. Quando encarados com cuidado e intenção, os relacionamentos se tornam espaços onde podemos ser nossos eus autênticos, compartilhar nossas alegrias e fardos e crescer ao lado de alguém que verdadeiramente nos valoriza.