Você está visualizando atualmente Mistérios e histórias escondidos nas pinturas mais famosas do mundo
Até as pinturas mais famosas de Leonardo da Vinci são rodeadas de teorias e mistérios

Mistérios e histórias escondidos nas pinturas mais famosas do mundo

As pinturas mais famosas que conhecemos podem, na verdade, ter mistérios ocultos em suas telas

Para quem gosta de arte, apreciar as pinturas mais famosas do mundo é um grande prazer. Mas e se além disso descobrirmos que essas obras tão populares escondem segredos? Pois é exatamente isso que algumas teorias indicam.

Mistérios e histórias escondidos nas pinturas mais famosas do mundo

Autorretrato com uma Orelha Enfaixada e um Cachimbo de Vincent Van Gogh mostra o artista com a orelha direita ferida. Na realidade, ele cortou a orelha esquerda. Esta discrepância pode ser explicada pelo fato de Van Gogh ter usado um espelho para criar uma imagem de si mesmo.

Jan Van Eyck não resistiu e se escondeu em sua pintura O Casamento dos Arnolfini. Em um não tão secreto ato de autopromoção, van Eyck escreveu “Jan Van Eyck esteve aqui 1434” na parede em latim entre as duas figuras.

Arte e Artistas - O Casal Arnolfini - Jan Van Eyck

Menos facilmente notáveis são as outras duas figuras em sua pintura. Se você olhar com atenção para o espelho na parede, verá duas pessoas que parecem estar no lugar onde o “visualizador” da cena estaria. Acredita-se que aquele que está com uma mão levantada seria van Eyck.

Da Vinci e suas pinturas mais famosas também escondem segredos

O dentista e especialista em arte, Joseph Borkowski, estudou cuidadosamente a pintura de Leonardo da Vinci e afirma ter revelado o segredo por trás do sorriso de Mona Lisa. Ele acredita que a modelo teria perdido os dentes da frente, tendo isso influenciado sua expressão facial.

arte | O Debate

Dizem ao mesmo tempo que a outra obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, contém muitas sugestões do que aconteceria desde os anos posteriores à morte de Cristo até a data em que o mundo supostamente terminará. Mas uma teoria muito mais leve pode ter algum crédito.

O músico italiano, Giovanni Maria Pala, descobriu o que então poderia muito bem ser uma pequena melodia musical escrita na pintura. Se você desenhar as cinco linhas da pauta sobre a pintura, verá então que as mãos dos apóstolos e os pães sobre a mesa estarão nas posições das notas musicais. Lidas da direita para a esquerda (da maneira que Da Vinci escrevia), essas notas musicais formam a mini melodia de um hino com 40 segundos.