Instalação, limpeza e manutenção. Saiba o que considerar ao escolher entre os dois modelos de piso
Escolher o piso perfeito é um passo importante para que a casa fique do jeitinho que você deseja e que combine com o seu estilo de vida. Com ótima qualidade, design, conforto e custo-benefício, o piso vinílico e piso laminado são excelentes opções para deixar sua casa ainda mais acolhedora. Ambos têm muita qualidade e embora sejam aparentemente iguais, eles têm diferenças no que se refere ao tipo de material, instalação, limpeza e manutenção.
Piso vinílico
Prático, moderno, resistente e confortável, o piso vinílico feito com PVC, é um material antialérgico e que pode ser instalado tanto para ambientes comerciais como residenciais. Esse é um tipo de revestimento mais flexível e resistente à água, que conserva a temperatura ambiente e consegue abafar melhor os ruídos dos passos.
Seu processo produtivo envolve tecnologias avançadas, que são capazes de entregar um material com muitas vantagens, ideal para quem busca conforto térmico e acústico e obras extremamente rápidas e limpas.
Piso laminado
Resistente como a cerâmica e confortável como a madeira. Além de oferecer ótima durabilidade e desempenho, outro atributo do piso laminado é o conforto térmico. Derivado da madeira como o HDF, ele vem com filme cristalino (overlay), responsável pela resistência a riscos. O piso laminado apresenta diversas opções de cores e texturas que imitam a natureza com precisão.
Instalação
O piso laminado instalado com o sistema de encaixe Uniclic, não utiliza cola. Assim, você pode instalar o piso sem quebradeira e ainda pode remover as placas e utilizar em outro lugar, se você mora em apartamento alugado, por exemplo.
O piso vinílico é muito fácil de instalar. Com mão de obra qualificada, é possível revestir grandes ambientes com apenas poucas horas, visto que a instalação precisa apenas da aplicação da cola e do revestimento. No caso dos produtos clicados, é possível ter resultados ainda mais rápidos, uma vez que basta realizar o encaixe entre as peças. Por não precisar de argamassa, rejunte ou recortes que geram poeira, o produto tem como resultado sempre uma obra muito limpa, criando muita satisfação aos clientes em um pós-obra muito simples
A limpeza e a conservação dos dois produtos se asemelham. Para limpar é bem simples: remova a sujeira com pano seco ou levemente umedecido com detergente neutro diluído em água. Você ainda pode utilizar vassouras de cerdas macias, MOP e até mesmo aspirador de pó.
O laminado, por ser um produto de substrato de madeira, exige um cuidado maior com a quantidade de água na limpeza, isto é, nunca devemos deixar a superfície do piso empoçada ou encharcada.
Feitos de PVC, os vinílicos apresentam uma resistência maior a líquidos, o que os torna mais flexíveis na hora de limpar.
Custo-benefício
O arquiteto Cesar Braz, observa que ambos têm custo mais acessível em comparação ao porcelanato, por exemplo.
“Para quem não quer bagunça em casa ou quer investir menos, o laminado é mais indicado. Já o vinílico, continua sendo prático, porém, tem custo um pouco mais elevado. Entretanto, se for bem instalado e de qualidade, pode durar o resto da vida”, observa Cesar.